Das 20 lojas disponíveis na Ceasa Regional de Patos de Minas, pelo menos 11 vão continuar fechadas. A concorrência do edital de permissão de uso, realizada esta semana, teve apenas oito participantes, que apresentaram nove propostas. Uma nova concorrência deverá ser realizada.

O edital foi destinado às pessoas interessadas em adquirir a autorização para comércio nas lojas da CEASA, entre produtores e pessoas física e jurídica. Durante a concorrência, os seguintes licitantes apresentaram suas propostas:

- Euler Sandro da Silva (1 loja)
- Frugasil Frutas LTDA ME (1 loja)
- Verdofrutas LTDA ME (1 loja)
- Carranca Produtos Hortifrutigranjeiros LTDA (2 lojas)
- Nelson Veloso e Cury (1 loja)
- Agro Japão Comércio e Representação de Insumos Agropecuários LTDA (1 loja)
- Real Frutas LTDA (1 loja)
- Valquíria Rausis (1 loja)

Todas as propostas apresentadas foram aceitas. Ao final da concorrência, foram autorizadas as permissões de uso de nove das 20 lojas disponibilizadas, não aparecendo nenhum interessado para o restaurante. A arrecadação inicial foi de R$ 230.040 pela autorização das permissões de uso. Os recursos serão depositados na conta do município, responsável pela gestão da CEASA.

Os vencedores da concorrência vão assinar contrato pelo período de 05 anos, sendo possível a prorrogação por mais 05 anos. Conforme determinado pelo edital, os permissionários ainda pagam o aluguel da loja, no valor mensal de R$ 700,00, mais o condomínio cujo valor varia de acordo com as despesas da CEASA com água, luz e outros serviços.

Apesar do pequeno número de interessados o secretário municipal de agricultura, Francisco Mendonça, espera preencher os outros espaços da Ceasa Regional. Em Abril, a prefeitura realizará uma nova concorrência do edital de permissão de uso das lojas que ainda não foram ocupadas.