Servidores municipais durante assembleia no Barracão da Prefeitura. (Foto: Arquivo Patos Hoje)

A pauta de reivindicação dos servidores públicos municipais para a campanha salarial de 2017 vai incluir não só um reajuste de 10% nos vencimentos, mas também o reajuste do cartão alimentação. Em uma negociação paralelça os servidores também vão pedir a mudança na carga horária.  A direção do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais aguarda a nomeação de uma comissão por parte da Administração Municipal para iniciar as negociações.

O reajuste de 10% exigido pelo SINTRASP é referente à inflação dos últimos 12 meses calculada em 6,58% e mais 3,42% de ganho real para compensar as perdas que a categoria sofreu nos últimos anos. Além disso, o Sindicato reivindica um aumento de 20% no vale alimentação, elevando o benefício de R$ 350,00 para R$ 420,00.

A principal reivindicação dos servidores, no entanto, é com relação à carga horária. Esta negociação, no entanto, vai ocorrer em separado, mas de forma paralela. Os funcionários querem a redução do período de trabalho de 8h para 6h. Esta mudança foi proposta de Campanha eleitoral feita pelo prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves, assim como o pagamento no dia 1° de cada mês e a reposição das perdas salariais. Professores também manifestaram que vão cobrar o cumprimento do piso salarial, estabelecido em lei federal.

O momento difícil vivido pela economia do município, no entanto, pode dificultar as negociações. Uma comissão deverá ser nomeada pelo prefeito para dar continuidade às negociações. Janeiro é a data base dos servidores municipais.

Autor: Maurício Rocha