Os Agentes de endemias estão se desdobrando para conter o avanço do transmissor.

Patos de Minas pode sofrer uma nova epidemia de Dengue. O alerta é feito pelos agentes do Programa Municipal de Combate a Dengue que estão se desdobrando para tentar conter o avanço da doença no município. Para se ter uma ideia, em pouco mais de dois meses de 2019, o número de notificações para a Dengue já é muito maior do que o registrado em todo o ano passado.

Segundo balanço do Programa Municipal de Combate a Dengue, até a última quarta-feira (06), Patos de Minas já havia contabilizado 289 notificações para a Dengue. Em todo o ano de 2018, foram feitas apenas 196 notificações. Ainda não há registro de Zika Vírus e apenas um caso de Chikungunya está sendo investigado pela Secretaria Municipal de Saúde.

Todas essas doenças são transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti e é ele que deve ser combatido para evitar a proliferação das doenças. Os 130 agentes de endemias contratados em Patos de Minas tem feito visitas domiciliares, mutirões de limpeza e um trabalho de conscientização da população para tentar conter o avanço do transmissor.

Nos casos onde há notificações de casos de Dengue, os agentes aplicam inseticidas através de bombas costais e da motofog. Mas sem a participação da população, o combate ao mosquito Aedes Aegypti não terá efeito. Os agentes de saúde explicam que muitos criadouros têm sido encontrados nos tambores usados pela população para armazenar água das chuvas. Eles orientam as pessoas a cobrirem esses tambores com tampas ou mesmo com um pano para evitar que o transmissor ponha seus ovos.

Os terrenos baldios também são uma preocupação. Pessoas têm jogado copos descartáveis, garrafas pet e sacolinhas plásticas nos lotes vagos e esses materiais estão se tornando criadouro para o Aedes Aegypti. Além disso, o descarte de restos de materiais de construção como latas, lonas e plásticos misturados ao entulho está propiciando o avanço do transmissor. Os agentes pedem a colaboração da população. Denúncias de criadouros do Aedes Aegypti também podem ser feitas pelo telefone 3822 9755.