Sinal de alerta! Patos de Minas já tem mais casos de Dengue do que em todo o ano passado

Os Agentes de endemias estão se desdobrando para conter o avanço do transmissor.

publicado em 08/03/2019, por Maurício Rocha


Os Agentes de endemias estão se desdobrando para conter o avanço do transmissor.

Patos de Minas pode sofrer uma nova epidemia de Dengue. O alerta é feito pelos agentes do Programa Municipal de Combate a Dengue que estão se desdobrando para tentar conter o avanço da doença no município. Para se ter uma ideia, em pouco mais de dois meses de 2019, o número de notificações para a Dengue já é muito maior do que o registrado em todo o ano passado.

Segundo balanço do Programa Municipal de Combate a Dengue, até a última quarta-feira (06), Patos de Minas já havia contabilizado 289 notificações para a Dengue. Em todo o ano de 2018, foram feitas apenas 196 notificações. Ainda não há registro de Zika Vírus e apenas um caso de Chikungunya está sendo investigado pela Secretaria Municipal de Saúde.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––

Todas essas doenças são transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti e é ele que deve ser combatido para evitar a proliferação das doenças. Os 130 agentes de endemias contratados em Patos de Minas tem feito visitas domiciliares, mutirões de limpeza e um trabalho de conscientização da população para tentar conter o avanço do transmissor.

Nos casos onde há notificações de casos de Dengue, os agentes aplicam inseticidas através de bombas costais e da motofog. Mas sem a participação da população, o combate ao mosquito Aedes Aegypti não terá efeito. Os agentes de saúde explicam que muitos criadouros têm sido encontrados nos tambores usados pela população para armazenar água das chuvas. Eles orientam as pessoas a cobrirem esses tambores com tampas ou mesmo com um pano para evitar que o transmissor ponha seus ovos.

Os terrenos baldios também são uma preocupação. Pessoas têm jogado copos descartáveis, garrafas pet e sacolinhas plásticas nos lotes vagos e esses materiais estão se tornando criadouro para o Aedes Aegypti. Além disso, o descarte de restos de materiais de construção como latas, lonas e plásticos misturados ao entulho está propiciando o avanço do transmissor. Os agentes pedem a colaboração da população. Denúncias de criadouros do Aedes Aegypti também podem ser feitas pelo telefone 3822 9755. 

Imagens atualizado em 08/03/2019 • 4 fotos

Autor: Maurício Rocha Postado em 08/03/2019
Compartilhe:

40 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Mineirinho Adventure | 2 meses, 1 semana atrás

    mas tambem nessas locas nas ruas cumula agua por dias #zeostakizika

    3 0 Responder

  • Creuza | 2 meses, 1 semana atrás

    Nosfa.......Paris está um caos .....

    1 3 Responder

  • DICA PARA O PREFAKE DE PATOS | 2 meses, 1 semana atrás

    Tudo que a gente quer resolver na vida devemos atacar as causas e não as consequências. Se não previne, não adianta ficar enxugando gelo.

    5 0 Responder

  • Cacilda | 2 meses, 1 semana atrás

    Poxa que legal , a população de Paris ficará DENGOSA

    3 3 Responder

  • Zé da estrada | 2 meses, 1 semana atrás

    Esse prefeito só tá preocupado com o centro aqueles guardinhas multando até o vento e o resto da cidade que se lasque esses vereadores tbm num tão com porra nenhuma bando de safado????????????????????

    4 2 Responder

  • Zé da estrada | 2 meses, 1 semana atrás

    A verdade e que essa cidade tá um caos sem direção um ... que num faz nada cidade tá uma catinga danada uma bagunça buracaiada tá dando vergonha já

    4 0 Responder

  • Verdade | 2 meses, 1 semana atrás

    No bairro cerrado cheio de lotes vago os proprietários não limpam tento ligar na prefeitura para tomarem providencia ,mais nunca sou atendida. O mato na rua Ana Rosa Antonieta ja está chegando ao meio da rua. Limpei enquanto consegui .Agora não consigo mais.

    2 0 Responder

  • PADRÃO ZÉ OSTAKI DE ADMINISTRAÇÃO | 2 meses, 1 semana atrás

    Só gambiarra e enxugando gelo.

    6 0 Responder

  • O Brasil precisa de rumo e responsabilidade. | 2 meses, 1 semana atrás

    O povo brasileiro tá fudido mesmo: dengue pra todo lado, violência nunca antes vista contra as mulheres, o coitado vai ter que trabalhar até quase morrer para se aposentar, corte de pensões, desemprego assustador em Patos, falta de segurança pública etc. Enquanto isso, o Bozo se diverte postando pornografia no twitter e os bolsominions na internet 24 horas aplaudindo e repetindo tudo que a Família Bozo pede para eles falarem. Passou de hora do Bozo sair das redes sociais e governar para ver se consegue tirar o país da crise.

    7 7 Responder

    Cidadão - 2 meses, 1 semana atrás

    Mais um alienado da Globo que só fica por conta de falar asneira na internet, vai se enformar !

    4 8

  • Jaqueline | 2 meses, 1 semana atrás

    De nada adianta tanta.informacao e divulgamento sobre dengue cuidados e alertas , se quando precisa e procura o órgão responsável e a prefeitura de nada adianta! Eu em minha casa já chamei eles prata vim acabar com os mosquitos aqui , vieram dois agentes me fizeram assinar um papel pela visita e mais nada ! Sendo que a casa cheia de mosquitos e ele matou dois com a mão e disse não poder fazer nada a respeito , que daria uma olhada no quarteirão, resumindo melhor não chamar , solução 0 ! E o triste o custo de tudo isso sai do nosso bolso !

    2 8 Responder

    Conscientização - 2 meses, 1 semana atrás

    kkkkk esta é boa! agora os agentes e a prefeitura tem que ir na sua casa mata os mosquitos ?!!! Como se matando os mosquitos da sua casa resolvessem algo.Eles fizeram o certo, foram na sua casa averiguar e ainda olharam o quarteirão, fizeram o que estão ao seu alcance. Dengue é questão de conscientização da população, de cada um cuidar da sua casa e vizinhança.

    3 0

carregar mais comentários