O curso aconteceu na manhã desta terça-feira (30) no ginásio do PTC.

Homens do Batalhão de Meio Ambiente e Emergências e Desastres do Corpo de Bombeiros de Belo Horizonte ministram curso sobre desinfecção de ambientes nesta terça-feira (30) em Patos de Minas. O treinamento desenvolvido em parceria com a Defesa Civil e a Prefeitura é direcionado para servidores públicos municipais que vão trabalhar na linha de frente de combate ao novo coronavírus.

O trabalho de desinfecção dos ambientes por onde passaram pessoas com coronavírus é fundamental para evitar a proliferação da doença. O vírus permanece vivo nas superfícies por alguns dias e é facilmente transmitido para outras pessoas. A higienização, no entanto, deve seguir alguns protocolos para que o vírus possa realmente ser contido.

Segundo o capitão Soares, que ministra o treinamento, a desinfecção é feita com materiais de fácil acesso como água oxigenada, hipoclorito ou peróxido de hidrogênio, ácido peracético, entre outros, mas é preciso saber a medida correta, a forma de se fazer a aplicação e o tempo de reação desses produtos para eliminar o coronavírus. Ele explica, por exemplo, que a água sanitária usada em casa precisa de uma concentração muito maior para fazer efeito.

Segundo o tenente Fernandes da Defesa Civil de Patos de Minas, após passar pelo treinamento, os servidores poderão atuar de forma mais eficiente na desinfecção de ambientes na cidade. Ele explicou também, que os servidores treinados serão multiplicadores do conhecimento.

O secretário municipal de saúde, Carlos Resende, afirmou que os servidores treinados poderão auxiliar também empresas particulares que precisarem passar por uma desinfecção.