No centro da cidade a Polícia Militar prestou uma linda homenagem as mulheres.

Como em todo o mundo, esta quarta-feira (08) foi especial para todas as mulheres de Patos de Minas. Diversos órgãos públicos e empresas particulares renderam homenagens às mulheres. Na Escola Municipal Maria Inez Rubinger de Queiroz, além de uma homenagem especial, houve uma singela aula sobre como surgiu o Dia Internacional da Mulher. No centro da cidade, a Polícia Militar fez entregas de rosas para as mulheres.

O professor de história, Leonardo Latini, explicou que o dia acabou sendo criado a partir de um acontecimento bastante trágico. Ele informou que um incêndio em uma fábrica têxtil de Nova York no dia 25 de março de 1911, quando cerca de 130 operárias morreram carbonizadas, foi sem dúvida o marco a trajetória das lutas feministas ao longo do século 20, principalmente por melhores condições de trabalho.

O dia 8 de março nasceu na verdade do resultado de uma série de fatos, lutas e reivindicações das mulheres, principalmente nos EUA e Europa, por melhores condições de trabalho e direitos sociais e políticos, que tiveram início na segunda metade do século XIX e se estenderam até as primeiras décadas do século XX.

Em Patos de Minas, as homenagens começaram pela manhã e devem seguir até o final do dia. Na Escola Maria Inez Rubinger de Queiroz, os professores receberam uma lembrancinha e uma mensagem pelo dia. O professor de matemática, Júlio Brasil, também leu uma mensagem em comemoração à data.

Na esquina das Ruas Major Gote e Olegário Maciel, no centro da cidade, a Polícia Militar prestou uma linda homenagem as mulheres. Sob os acordes da Banda de Música da Décima Região, que tocou, dentre outras músicas, Yesterday e Parabéns para você, alunas do Curso de Formação de Soldados realizaram a distribuição de rosas e de um buquê de flores às mulheres condutoras, passageiras dos veículos e pedestres que transitavam pelo local. A Polícia Militar também divulgou um vídeo feito pela instituição para homenagear as mulheres. Associações, empresas e órgãos também renderam homenagens às mulheres.

De acordo com o último senso, há na Capital do Milho 70.786 mulheres e 67.924 homens, dando uma diferença de 2.862 mulheres a mais. Sendo a maioria na cidade, há muito que ser feito, principalmente com relação à violência. Um estudo realizado pelo Estado de Minas mostra que o município é a segunda no ranking em violência contra a mulher no estado. Foram registrados no ano passado, 3.790 crimes de violência física, psicológica, patrimonial, moral e sexual contra a mulher no município, sendo 1.796 deles no 1° semestre e 1.994 no segundo.

O Patos Hoje parabeniza a todas as mulheres de Patos de Minas e região e deseja a todas felicidades, força e sucesso.

Autor: Farley Rocha