O ex-ministro da agricultura traçou boas perspectivas para o agronegócio brasileiro.

Produtores rurais e empresários da agroindústria de diversas partes do país participaram do Seminário “Economia e Negócios” promovido pela Agroceres na noite dessa terça-feira (05), no auditório do Parque de Exposições. O encontro, que fez parte da programação da Agrofena, trouxe também à Patos de Minas o ex-ministro da agricultura, Roberto Rodrigues.

A palestra “Perspectivas para o mercado de grãos e carnes”, ministrada pelo sócio-diretor da consultoria Celeres, Anderson Galvão, abriu o encontro. A expectativa, segundo ele, é que o aumento da demanda mundial por alimentos contribua com um cenário mais positivo para os produtores rurais nos próximos anos.

A segunda palestrada da noite foi proferida pelo ex-ministro da agricultura, Roberto Rodrigues. O professor de economia rural começou falando de uma preocupação. Ele disse que a falta de uma liderança mundial pode por em risco a democracia. Por outro lado, o ex-ministro fez projeções animadores para a agricultura nacional.

Roberto Rodrigues destacou que o Brasil é o país que tem a maior capacidade de crescimento de produtividade com sustentabilidade do mundo e destacou a afirmação em números. Segundo o ex-ministro, nos últimos 10 anos a agricultura nacional conseguiu crescer 176% com um crescimento de área plantada de apenas 36%. “Isso é sustentabilidade”, destacou Rodrigues.

Ao propor um projeto mundial de “Segurança Alimentar e Energética”, Roberto Rodrigues falou sobre o crescimento do número de famintos e da demanda por alimentos no mundo. Um levantamento da FAO estima que a produção mundial de alimentos precisa crescer 70% até 2050 para atender a demanda global.

Com relação ao Brasil as perspectivas são otimistas. Segundo Roberto Rodrigues, produção agrícola nacional vai crescer 40% até o ano de 2020. O ex-ministro disse que tem percorrido o mundo apresentando os desafios do agronegócio para os próximos anos e afirmou que os números da produção nacional impressionam.

Autor: Maurício Rocha