O Hospital poderá deixar de atender pacientes com Covid-19. ( Foto: Arquivo Patos Hoje )

O Patos Hoje recebeu informações nessa terça-feira (01) de que o Hospital Regional Antônio Dias poderá interromper o atendimento a pacientes de Covid-19 por falta de médicos. A FHEMIG, que administra a Unidade Hospitalar em Patos de Minas, abriu edital para a contratação emergencial, mas nenhum profissional teria se interessado pelas vagas.

No mês passado, o Governo do Estado chegou a anunciar a interrupção do atendimento a pacientes Covid-19 no Hospital Regional de Patos de Minas. Com o aumento dos casos e dos índices de infecção em Minas Gerais, a Secretaria de Estado da Saúde voltou atrás e lançou o edital para a contratação de médicos.

O edital prevê a contratação de 10 médicos, sendo cinco especialistas e 5 generalistas, com salários que variam de R$ 3.500,00 a R$ 9 mil mensais para cargas horárias de 12horas e de 24 horas semanais. O chamamento foi feito na semana passada, com prazo final de inscrição previsto para 7 de dezembro, mas não houve interesse.

Sem conseguir contratar os médicos, o Hospital Regional teria que interromper os atendimentos a pacientes com Covid-19. Nesse caso, Patos de Minas vai ter que direcionar os pacientes para o Hospital de Campanha. O Secretário Municipal de Saúde, Carlos Rezende, se mostrou preocupado com a situação, mas disse que a estrutura é suficiente para atender os pacientes do município.

O Hospital Regional Antônio Dias também enfrenta fila de espera para a realização de cirurgias eletivas. A informação é de que mais de 1.200 pessoas aguardam um procedimento cirúrgico, interrompido em decorrência da pandemia. Se por um lado a interrupção dos atendimentos para pacientes Covid-19 preocupam, por outro lado, o Hospital poderá retomar as cirurgias eletivas que também são alvo de queixa de pacientes.

Questionada, a assessoria de comunicação da FHEMIG informou que o Hospital Regional continua como referência para atendimentos de Covid-19 na região, mas deu a entender que a continuidade do atendimento vai depender da adesão de médicos ao chamamento emergencial que se encerra no dia 07 de dezembro. Veja a íntegra da nota:

“O Hospital Regional Antônio Dias continua como referência regional para o atendimento aos casos de covid-19, pertencente à rede assistencial da Macrorregião Noroeste. No último chamamento, encerrado recentemente, houve a adesão de dois profissionais médicos e, consequentemente, foi preciso reabrir a oferta de vagas para compor as equipes necessárias ao atendimento. O edital está em aberto até o dia 7 de dezembro, quando será possível avaliar a adesão desses profissionais”.