Na comunidade de Bebedouro das Posses, caminhões de transporte de produtos agrícolas estão sendo puxados por trator.

Matéria atualizada às 15h43 desta terça-feira (03)

Bastou um fim de semana de chuvas para revelar as condições precárias das estradas rurais de Patos de Minas. Sem a manutenção adequada, vias de acesso se transformaram em verdadeiros atoleiros. Na comunidade de Bebedouro das Posses, caminhões de transporte de produtos agrícolas estão sendo puxados por trator.

Moradores registraram a situação do lugar pelo telefone celular e encaminharam ao Patos Hoje pedindo providências. O caminhão tenta passar pela subida, mas o pneu patina no barro e fica no meio do caminho. Para chegar no alto do morro, só mesmo com a ajuda de um trator e de enxada. A cena se repetiu no final de semana.

O trabalho de retirada dos veículos agrava ainda mais a condição da estrada. Chegar à comunidade de Bebedouro das Posses se tornou tarefa difícil. A reclamação de motoristas que trafegavam pela zona rural se estende a outras localidades. Hoje pela manhã, o ônibus do transporte escolar não conseguiu passar pela estrada de acesso a Córrego Rico.

Há relatos de problemas também nas estradas vicinais de Boassara e de Bonsucesso. Os motoristas cobram providências da Prefeitura. A manutenção com colocação de cascalho é o que eles pedem para amenizar os transtornos e permitir o escoamento da produção e o trânsito dos moradores da zona rural.

A preocupação maior é que as chuvas estão apenas começando. Se nada for feito, dentro de pouco tempo, várias comunidades rurais ficaram inacessíveis.  A Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Patos de Minas informou que,  " segundo o secretário Municipal de Agricultura e Infraestrutura Rural, Edno Brito, desde o início do ano, a Prefeitura de Patos de Minas de Minas tem realizado a manutenção das estradas rurais. Os trabalhos continuam já que são mais de 3 mil km de estradas no município e alguns pontos, isolados, apresentam problemas, que deverão ser sanados com o constante trabalho e dedicação dos servidores municipais."