De idosos a crianças, eles pegaram enxadas, pás e vassouras e foram ao trabalho.

A falta de limpeza urbana é o problema da vez em Patos de Minas. Nesta quarta-feira (06), cerca de 15 moradores se uniram para fazer uma faxina na calçada e meio fios. De idosos a crianças, eles pegaram enxadas, pás e vassouras e foram ao trabalho. Eles disseram que já haviam tentado resolver o problema, mas nada foi feito.

Diante da inércia do poder público, a moradora Rosângela Braga Oliveira resolveu unir os vizinhos para fazer a limpeza do local. “É o lugar que a gente vive, então nós temos que zelar. Não podemos ficar na sujeira”, destacou. Ela contou que ligou na Prefeitura Municipal, mas a informação foi que a responsabilidade seria da CASEMG.

Ivani Santos também falou sobre a falta de ação do poder público. Ela destacou que na verdade está errado o que está fazendo porque não é da responsabilidade deles, mas como ninguém fez, o jeito foi tomar as providências. Ela utilizou uma espécie de picareta para tentar arrancar o mato que tomava conta do passeio.

Um garotinho de 4 anos também trabalhou no mutirão para ajudar a deixar tudo limpo. Com muita animação, o garotinho Bruno Gabriel pegou uma enxadinha e foi capinar a calçada que estava com muito mato. O avô dele de 71 anos não deixou por menos. Mesmo usando uma prótese na perna, Gaspar Rodrigues Braga trabalhou no mutirão e ajudou a arrancar o mato.

Rosângela destacou que a intenção não é só deixar tudo limpo. Ela ressaltou que a ação vai permitir que os pedestres trafeguem no passeio sem precisar ir para a rua e ficar correndo riscos. Várias pessoas que passaram pelo local elogiaram a ação dos moradores. No entanto, a população ainda cobra medidas para limpar a cidade.

Esta foi a segunda ação na semana feita por moradores para promover a limpeza urbana em Patos de Minas. Nessa terça (05), após comprar uma máquina, um morador fez a limpeza de parte de um canteiro central na avenida das Paineiras, Bairro Alto da Colina.

Autor: Farley Rocha