Foto: Arquivo Patos Hoje

Milhares de estudantes devem iniciar a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio –ENEM- em Patos de Minas neste domingo (05). 6.256 estudantes estão inscritos para fazer as provas que serão aplicadas em cinco locais na cidade. Com relação ao ano passado, houve uma queda no número de inscritos. Uma operação especial foi montada para aplicação das provas.

Estudantes de cidades vizinhas já começaram a chegar à Capital do Milho para a realização das provas. Os milhares de estudantes vão realizar as provas no UNIPAM, Escola Estadual Professor Zama Maciel, Escola Estadual Abner Afonso, Escola Estadual Cônego Getúlio e Escola Estadual Guiomar de Melo.

Com relação ao ano passado, os organizadores estimam uma redução de cerca de 2 mil inscritos. Eles informaram que, da mesma maneira que ocorreu no ano passado, haverá um trabalho especial com apoio da Polícia Militar e outros órgãos de segurança para garantir a regularidade do processo. O trânsito em frente ao UNIPAM deve ser interrompido.

Fique atento!

As provas do ENEM serão realizadas em todo o Brasil nos próximos dois domingos, dias 05 e 12. É importante ficar atento ao local de prova e os horários de fechamento dos portões. O aluno poderá levar lanches e água desde que em recipientes transparentes. Milhares de estudantes devem realizar a prova em Patos de Minas.

Esse ano, o Exame Nacional do Ensino Médio foi dividido em dois domingos, de acordo com o Ministério da Educação essa medida foi tomada para que o aluno não fique sobrecarregado devido ao cansaço físico e mental que a prova provoca no aluno.

No primeiro dia de exame, serão aplicadas as provas de Linguagem e Ciências Humanas e Redação. A duração será de 05h30. No segundo dia, serão aplicadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza com duração de 04h30

Os portões irão se fechar pontualmente às 13h00 em todos os locais de provas. É importante ficar atento no que pode e não se pode levar para a realização da prova. O aluno deverá chegar ao local portando documento original com foto e cartão de confirmação emitido pelo site do INEP.

Água e lanche serão permitidos desde que estejam em recipientes transparentes e caneta de tubo também em material transparente. Não será permitido o uso de aparelhos eletrônicos como celular, tablets ou calculadoras. O aluno pode ser impedido de realizar o exame caso for pego com um desses aparelhos.

Também não serão permitidos bonés ou gorros. Será disponibilizado um recipiente lacrado para que o aluno deposite todo tipo de adorno. É importante também que o aluno desligue e retire a bateria do celular, caso o aparelho faça algum barulho, o aluno poderá ser retirado do local de prova.