A solenidade contou com a participação de autoridades civis e militares.

No dia 19 de novembro de 1889, quatro dias após a Proclamação da República, foi instituída a Bandeira Republicana Nacional como a Bandeira oficial do Brasil. Desde então, a data é dedica para comemorar o Dia da Bandeira Nacional, que símbolo máximo da nação perante outros países. Em Patos de Minas, a comemoração do Dia da Bandeira Nacional foi na sede do 15º Batalhão da Polícia Militar.

A solenidade contou com a participação de autoridades civis e militares. O prefeito José Eustáquio representou os patenses. Durante a celebração do Dia da Bandeira Nacional houve a incineração das bandeiras inservíveis e logo em seguida, o Ato dos compromitentes, em que os recém formados ou recém promovidos ao primeiro posto, ou seja, 2º Tenente, são obrigados a prestarem o compromisso de oficial à Bandeira do Brasil. Posteriormente, houve o desfile da tropa em continência à Bandeira.

O desenho da Bandeira Nacional é de Décio Vilares, com inspiração na bandeira do Império. São quatro cores, cada uma com um significado. O branco significa o desejo pela paz, o azul simboliza o céu e os rios brasileiros, o amarelo simboliza as riquezas do país e o verde faz referência a rica floresta brasileira.

A Bandeira Nacional conta ainda com 27 estrelas, que representam os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal e com a frase "Ordem e Progresso" que foi baseada nos estudos do filosofo francês fundador do positivismo, Augusto Comte.

A Bandeira Nacional, é um dos principais símbolos da Pátria. Ela representa a soberania da Nação, a Independência, a unidade e a integridade e deve ser respeitada por todos os cidadãos. A utilização da Bandeira Nacional é regulamentada por lei e quem desrespeita esse símbolo nacional pode sofrer sanções.