Secretário de Trânsito do Município Coronel Campos.

Os radares instalados em vários pontos do perímetro urbano de Patos de Minas ainda não têm data certa para começar a funcionar. A Prefeitura espera uma vistoria final do Inmetro para dar início a uma campanha de conscientização que terá duração de 30 dias. Só depois disso é que os equipamentos começarão a multar os infratores. Dos 28 equipamentos contratados nove já foram instalados.

De acordo com o Secretário de Trânsito do Município Coronel Campos, a instalação dos radares irá acontecer por etapas. Na primeira etapa foram instalados nove radares em cinco pontos estratégicos da cidade. Eles estão localizados na Avenida Marabá, Avenida Fátima Porto, Rua Olegário Maciel esquina com a Rua Major Gote e Avenida Getúlio Vargas e na Avenida Doutor Marcolino esquina com a Avenida Brasil.

A empresa responsável pela instalação e manutenção dos radares é a GCT da cidade de Belo Horizonte. Os equipamentos foram alugados pela Prefeitura. “O município realizou uma licitação para locação dos radares e a empresa vencedora foi a GCT de Belo Horizonte que já veio e instalou alguns equipamentos pela cidade” conta o secretário.

Na segunda fase serão instaladas câmeras para a identificação de veículos furtados. “Juntamente com os radares, nós iremos colocar câmeras que identificam todas as placas dos veículos que passarem pelo local. As câmeras irão reconhecer as placas e emitir um sinal para a Central de Atendimento da Polícia Militar, onde poderão ser averiguados se o veículo é proveniente de furto”, informou o secretário.

O secretário negou que a empresa proprietária dos equipamentos receberá porcentagem do valor das multas. De acordo com ele, todo o valor arrecadado com as punições aos infratores irá para os cofres do município. “A empresa vencedora da licitação irá receber somente o valor da locação dos equipamentos”, explicou.