Secretaria Municipal de Saúde.

A porta de entrada do usuário no SUS é a Unidade Básica de Saúde (UBS), popularmente conhecida como Posto de Saúde. A responsabilidade de gerenciamento da UBS é do município. Para facilitar o acesso ao usuário, o município mapeia a área de atuação de cada UBS por bairro ou região. Por isso, o cidadão deve procurar a unidade mais próxima de sua casa munido de documentos e de comprovante de residência.

Ao ir a uma UBS pela primeira vez, o usuário fará um Cartão do SUS, receberá um número e/ou uma cor que identificará a equipe da Estratégia da Saúde da Família (ESF) da qual ele fará parte. Regularmente, a equipe de ESF acompanha a saúde do usuário, sendo o elo de informação da população com os profissionais de saúde da unidade. É por meio da coleta de informações das equipes de ESF que é possível pensar em ações de saúde pública de forma regional e personalizada.

Já a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) é uma estrutura de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e as portas de urgência hospitalares onde, em conjunto com estas, compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências. Com isso, ajuda a diminuir filas nos prontos-socorros dos hospitais. A UPA oferece uma estrutura simplificada com raio-x, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Nas localidades que contam com a UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade.

O usuário deve procurar a UPA somente em casos de urgência e emergência traumáticas e não traumáticas. Além disso, é a opção de assistência de saúde nos feriados e finais de semana, quando a UBS está fechada. Há também a situação em que o usuário pode ser encaminhado da UBS para a UPA, dependendo da gravidade ou necessidade de um pronto atendimento ou qualquer situação de emergência. A UPA tem consultórios de clínica médica, pediatria e odontologia, serviços de laboratório e raio-x. Também conta com leitos de observação para adultos e crianças, sala de medicação, nebulização, ortopedia e uma "sala de emergência" para estabilizar os pacientes mais graves que, após o atendimento necessário para estabilização do quadro clínico, possam ser removidos para um hospital.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas