O resultado foi alcançado após o “Dia D de Vacinação”, realizado no último sábado (12).

A Secretaria Municipal de Saúde de Patos de Minas divulgou esta semana o balanço parcial da Campanha de Vacinação contra a Influenza. Até o momento, 74% dos grupos preconizados foram vacinados. O resultado foi alcançado após o “Dia D de Vacinação”, realizado no último sábado (12), em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) das áreas urbana e rural do município.

De acordo com a Gerente da Epidemiologia, Elizaine Bicalho, foram distribuídas 28 mil doses, que correspondem a 80% das doses destinadas ao município. Cerca de 6% ainda estão nas unidades de saúde. Ela acredita que a meta de imunizar 90% dos grupos prioritários será alcançada, uma vez que a campanha continua até 1º de junho e os resultados mostram-se satisfatórios, mas alerta que o grupo de gestantes e crianças continuam abaixo do esperado.

Na próxima segunda-feira, os postos serão reabastecidos com um novo lote de doses destinados aos grupos: crianças de seis meses a menores de anos; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores de saúde; povos indígenas; indivíduos com 60 anos ou mais de idade; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; professores da rede pública e privada; pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis; pessoas portadoras de outras condições clínicas especiais (doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias).

O lote reservado a crianças menores de três anos, que deverão comparecer aos postos de vacinação até 30 dias após a primeira dose, também estará disponível na próxima semana. Nesta sexta-feira (18), Elizaine informou que todas as unidades de saúde de Patos de Minas foram abastecidas com lotes da vacina.

Confira a cobertura vacinal por grupo:

- Crianças: 51,52% imunizadas

- Trabalhadores da saúde: 92,59% imunizados

- Gestantes: 51,61% imunizadas

- Puérperas: 97,27% imunizadas

- Idosos: 82,05% imunizados

- Profissionais de educação: 76,97% imunizados

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas