Publicado em 05/12/2018 por Maurício Rocha
Compartilhe:

Secretaria de Saúde de Lagoa Grande muda captação e determina análise de água que estaria contaminada

A Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa Grande enviou nota à redação do Patos Hoje explicando os procedimentos adotados.

A Secretaria Municipal de Saúde enviou uma nota à redação do Patos Hoje.

O Patos Hoje mostrou ontem que a Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), realizada no Noroeste de Minas, constatou a presença de coliformes fecais na água utilizada pela unidade de saúde da cidade de Lagoa Grande. “O resultado da análise feita pela equipe da Funasa preocupou-nos, porque a presença de coliformes fecais sinaliza um risco potencial para a saúde das pessoas expostas a essa água”, afirma o promotor de Justiça Daniel Piovanelli, um dos coordenadores da FPI Minas. “A situação também chama a atenção, diante da evidência de que o hospital poderia utilizar água potável fornecida pela Copasa, mas prefere utilizar água retirada de um poço tubular”.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––

A Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa Grande enviou nota à redação do Patos Hoje explicando os procedimentos adotados na captação de água para a unidade de saúde. O órgão explicou que segue Portaria 2.914 do Ministério da Saúde e que a água utilizada na unidade de saúde, proveniente de um poço tubular passa por análises a cada seis meses, sendo que a última coleta foi feita no dia 10 de maio de 2018, obtendo resultados compatíveis com as exigências da NUVISA – Núcleo de Vigilância Sanitária – tendo o órgão, inclusive emitido Alvará Sanitário em agosto deste ano.

A nota informa ainda que, após tomar conhecimento da análise feita pela FPI através da imprensa, a Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa Grande determinou a imediata suspenção da captação de água do poço tubular que estaria contaminado, passando a utilizar água fornecida pela concessionária pública. Determinou ainda a coleta de água em vários pontos para determinar o foco da contaminação e se a água está realmente imprópria para o consumo.

O resultado da análise da  Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) que apontou a presença de coliformes fecais na água utilizada na Unidade de Saúde de Lagoa Grande também será encaminhado para o Ministério Público para demais providências. 

Autor: Maurício Rocha Postado em 05/12/2018
Compartilhe:

4 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Indignação | 3 dias, 11 horas atrás

    E se fosse so isso o problema de Lagoa Grande tava fácil mais Ta uma bagunça que so as ruas está quase pior que as estradas rurais no hospital cada um funcionário tem mais preguiça que o outro se prescisar de uma ambulância quando tem carro não tem motorista e quando tem motorista não tem carro uma situação precária convênios pagos e não usados secretaria de saúde não tá bem ai pra população Ta ganhando seu dinheiro e a população que se ....só Deus na causa e resando pro fim desse mandato vergonhoso do prefeito atual

    0 0 Responder

  • Gato por Lebre | 4 dias, 17 horas atrás

    Enquanto perfuram um poço artesiano, furam várias fossas negras ao redor. Dá nisso aí!

    1 0 Responder

  • Paulo | 4 dias, 18 horas atrás

    Quem é o secretario de saúde ? O problema não e só agua com bosta e falta de tudo desde remédio a profissionais de saude. Tente pegar a maca para buscar paciente no carro eles não deixam a maca sair de dentro do hospital e uma coisa surea. Aconteceu comigo...

    5 0 Responder

  • Copasa é conta atrasada | 4 dias, 21 horas atrás

    Tenho uma conta( ninguém da copasa conseguiu me explicar o porque do valor)da COPASA vencida a 62 dias no valor de 831,62 , lançaram o black week e fui lá para negociar, por ter 62 dias de atraso não quiseram negociar kkkk dá para entender? Eu penso assim está atrasado, o quanto antes a pessoa tentar resolver melhor não??? Copasa....sempre me surpreendendo kkkkk não é atoa que tem os funcionários que tem.... fora a preguiça é má vontade de tentar resolver... nem para o funcionário levantar a bunda da cadeira e ir em algum superior a ele tentar resolver... e a preguiça...Kkkk

    4 2 Responder