Diretora de Vigilância em Saúde, Geize Marques.

Na publicação do boletim da Covid-19 divulgado na manhã desta segunda-feira (30), o Patos Hoje destacou que a assessoria de comunicação da Prefeitura omitiu informação do caso da família que foi diagnosticada com suspeita de coronavírus no final de semana. A diretoria de Vigilância Epidemiológico explicou que não houve sonegação de informações e que o caso só não foi incluído no boletim desta manhã porque o órgão precisa seguir um protocolo antes da divulgação dos casos.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Geize Marques, como o caso aconteceu no final de semana, os dados dos pacientes só chegaram ao órgão nesta manhã. Ela explicou que antes de divulgar, o órgão precisa informar cada caso à Secretaria de Estado da Saúde e só depois disso incluir a informação no boletim.

O boletim  desta manhã mostra que Patos de Minas já registrou 84 casos suspeitos de coronavírus na cidade, sendo que nove já foram descartados e outros 75 aguardam resultados de exame. Não há casos confirmados da Convid-19 no município.

Segundo a Vigilância Epidemiológica, o caso da família em  que um idoso de 79 anos morreu e outros três membros da família foram hospitalizados por suspeita da Covid-19 será incluído no boletim que será divulgado nesta tarde.

A assessoria de comunicação da Prefeitura também encaminhou a seguinte nota:

“Os dados referentes à coleta de material biológico do idoso falecido no sábado (28) e de dois membros da família dele com suspeita de coronavírus estão em processamento; inclusive a legenda do atual informe dá conhecimento da possibilidade de um novo boletim ser divulgado ainda hoje;

- a Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Patos de Minas trabalha para informar, na maior agilidade possível, o número de casos suspeitos e negativos/positivos de coronavírus, mas é preciso levar em conta que os dados são lançados em um sistema federal sobre o qual o município não tem controle. Vale ainda lembrar que todas as pessoas tidas como fontes oficiais neste momento estão envolvidas numa série de trabalhos, muitas vezes não sendo possível contato e retorno imediatos;

- para tornar a divulgação mais assertiva, o horário da publicação diária do Boletim Epidemiológico Municipal será alterado para entre 16h e 18h. Dessa forma há maior prazo de os casos serem processados no sistema;

- reiteramos que a prefeitura não tem interesse em omitir qualquer dado que seja sobre a situação do coronavírus no município. O assunto é tratado com muita responsabilidade e respeito ao direito de o cidadão ser informado corretamente.