A palestra aconteceu no refeitório da escola na manhã desta segunda-feira (19).

O conhecimento é base para formação de qualquer ser humano. Pensando nisso, a Escola Municipal José Paulo de Amorim, no distrito de Pindaíbas, solicitou e recebeu os palestrantes do SAMU. Com manequins e vários voluntários, os profissionais destacaram que este tipo de palestra na zona rural é muito importante porque muitas vezes as ambulâncias demoram a chegar e qualquer pessoa com conhecimento poderá iniciar o salvamento das vítimas.

A palestra aconteceu no refeitório da escola na manhã desta segunda-feira (19). Solange Nunes, Paulo Macedo e Lucas Viana foram os profissionais responsáveis pela palestra. E não decepcionaram. Eles levaram manequins, macas e todos os materiais que geralmente usam para salvar as vidas nos mais diversos casos. Eles falaram sobre como identificar uma parada cardiorrespiratória e como realizar as manobras para salvamento.

Também falaram sobre engasgamento, hemorragias, imobilização de vítimas de acidente, queimaduras e todas as técnicas de primeiros socorros. Atentos, os alunos queriam saber o máximo dos palestrantes. Muito do que foi repassado, os estudantes disseram que nunca tinham ouvido falar. Pais também assistiram à palestra e contribuíram. Eles salientaram situações em que estes conhecimentos puderam salvar os próprios filhos quando bebês.

Ao final, a direção, supervisão, professores e estudantes deram uma salva de palma para os profissionais e agradeceram. A supervisora Celma Lopes salientou que seria importante que todas as escolas na zona rural assistissem à palestra. Os estudantes ainda puderam conhecer um pouco sobre a ambulância e todos os equipamentos existentes no veículo. O Coordenador Geral do SAMU em Patos de Minas, Alexander Gonçalves, destacou que os profissionais são totalmente voluntários e que atuam conforme a disponibilidade deles. Ele ressaltou que as escolas estão solicitando as palestras, mas que infelizmente não é possível fazer um cronograma porque não é possível prever a disponibilidade dos profissionais.