Os profissionais do Samu tiveram que cortar o cordão umbilical, fazer a limpeza do bebê e encaminhar mãe e filho para o Hospital.

O Samu de Patos de Minas foi acionado na manhã desta sexta-feira (27) para atender um chamado diferente. Mesmo sem sofrer contrações, uma gestante começou a dar a luz em sua própria casa e o bebê não esperou. Entre tantos momentos de dor e tristeza em que o Samu é chamado no dia a dia, o nascimento de uma criança foi bastante comemorado por toda a equipe.

O parto teve início de uma forma inusitada. A gestante teve um espirro e a criança começou a nascer. O Samu foi acionado e quando a equipe chegou ao local indicado, o bebê já estava fora do útero. Os profissionais do Samu tiveram que cortar o cordão umbilical, fazer a limpeza do bebê e encaminhar mãe e filho para o Hospital.

Em entrevista ao Patos Hoje, médico Alexsander Gonçalves, que coordena o Samu de Patos de Minas, explicou os procedimentos que foram adotados neste caso e relatou a felicidade da equipe em ajudar a trazer ao mundo uma nova vida. “É uma chamada que dá alegria imensa. A gente vê tanta pessoa machucada e quando a gente vê criança (nascendo) a gente só vê sorrisos”, disse o médico.

O médico afirmou também que a família adotou o procedimento correto em acionar o Samu. Embora no passado os partos acontecessem de forma natural, em casa, ele explicou que hoje os profissionais de saúde estão preparados para atuarem se caso ocorrer algum tipo de complicação.

Auxiliar a mãe no nascimento do filho era a notícia que faltava para o Samu de Patos de Minas fechar bem o ano de 2019. “Essa é uma notícia que a gente tinha que comemorar todos os dias. É algo espetacular. É o milagre da vida acontecendo e é bom pensar que o Samu está lá junto também nesse momento”, concluiu.