Nessa última sessão, acontece cinco julgamentos.

A primeira sessão de júri do ano de 2017 é também a última a ser realizada no Salão do Tribunal do Júri do Fórum Olympio Borges. O espaço marcado por inúmeros julgamentos e condenações será extinto com a inauguração do novo Fórum da Comarca de Patos de Minas, no final da Avenida Padre Almir. Nessa última sessão, entraram cinco julgamentos.

O primeiro a sentar no banco dos réus foi Tiago Francisco Ribeiro, na segunda-feira (27). Ele foi denunciado por ter matado Matheus Felipe Soares e por tentar matar Renato Dias Cardoso, Lucas Morais da Silva e Maike José Amaro. O crime aconteceu na tarde do dia 24 de maio de 2014 no bairro Padre Eustáquio. Tiago pilotava a moto e um adolescente que estava na garupa teria efetuado os disparos. Ele foi condenado a  14 anos de prisão.

O segundo julgamento foi de Matheus Ribeiro Queiroz Silva, conhecido como Chumbrega. Ele foi denunciado pelo Ministério Público pelo assassinato de Jeferson Ferreira Silva. O crime aconteceu no dia 12 de agosto de 2015. Jeferson estava soltando pipas na rua Prefeito Camundinho quando foi surpreendido pelo atirador. Matheus foi condenado a 15 anos de prisão. Leia mais!

No terceiro julgamento desta sessão, Lucas Nunes Soares, conhecido como Tucano, foi a julgamento por homicídio e tentativa de homicídio ocorridos na noite do dia 22 de junho de 2013. De acordo com a denúncia do Ministério Público, Lucas era o chefe do grupo que tentou matar David Corrêa Júnior e matou Sebastião Pereira Lima. David conseguiu escapar correndo para o interior de casa. Sebastião foi morto por engano.  Ele era pai de Daniel, que era o verdadeiro alvo do grupo. Lucas foi condenado a 18 anos e meio de prisão.

Nessa quinta-feira (30) foram a Júri os réus Renato Calixto da Silva e Jean Pablo Botelho de Sousa. Eles foram denunciados por tentarem matar Lorrane Ferreira no dia 05 de maio de 2013, na Rua Duque de Caxias, Bairro Brasil. Ela teria sido alvo dos disparos porque havia presenciado e testemunhado os disparos contra seu irmão, praticados pelos mesmos acusados. Renato e Jean foram condenados a  8 anos de prisão cada.

O último julgamento no Salão do Júri do Fórum Olímpio Borges aconteceu nessa sexta-feira (31). Josiel Fernandes dos Santos foi denunciado pelo Ministério Público por ter matado com golpes de faca em Lagoa Formosa Jandir Lucas da Silva. O crime teria acontecido em um bar no dia 23 de outubro de 2015 após discussão ocorrida naquele mesmo dia por causa de dívida de jogo de baralho. Josiel foi condenado a 15 anos de reclusão, devendo começar a cumprir a pena em regime fechado.

Após os julgamentos, todo o mobiliário deve seguir para o novo Fórum no Bairro Copacabana. As audiências já começaram a ser marcadas para o novo espaço da justiça em Patos de Minas. O prédio com dimensões de chamar a atenção deve começar a funcionar no dia 5 de maio, quando foi marcada a inauguração do fórum. Ainda não está definido o que abrigará a bela e suntuosa construção do Fórum Olympio Borges que foi inaugurado em 1934 e tombado pelo Patrimônio Histórico em 14 de abril de 1997.

Autor: Farley Rocha