As placas de aluga-se em pontos comerciais estão por toda a parte . ( Foto: Arquivo Patos Hoje )

O próximo prefeito de Patos de Minas, entre tantos problemas como a saúde e o trânsito, terá a missão de estimular a economia do município. Mesmo em menor proporção do que em outras partes do país, setores como o comércio e a indústria, sentiram os efeitos da crise e tentam retomar o ritmo de crescimento.

Basta dar uma volta pelo centro da cidade para perceber que o comércio patense foi atingido em cheio pela crise econômica. Diversas lojas, algumas tradicionais, fecharam as portas. As placas de aluga-se em pontos comerciais estão por toda a parte. Mas a força da economia local impressiona e serve de alento para a população.

Segundo dados do IBGE, a soma das riquezas produzidas pelos patenses mais que dobrou em apenas dois anos. Em 2011, o PIB do município de Patos de Minas foi de R$ 2.237.584.000,00. Em 2013, apenas dois anos depois, a soma das riquezas produzidas pelos patenses alcançou R$ 5.167.616.000,00.

Os números foram passados pelo presidente da Agência para o Desenvolvimento de Patos de Minas – ADESP – João Batista Nogueira. Segundo ele, o PIB de Patos de Minas de 2013 é o último disponibilizado pela IBGE. Depois disso, a economia brasileira estagnou em 2014 e teve queda em 2015.

Polo na região, Patos de Minas é referência para as cidades vizinhas nos setores de comércio, educação, serviços e principalmente saúde. O desafio do próximo prefeito é fazer com que a cidade continue sendo atrativa para atender os anseios das cerca de 600 mil pessoas que habitam as cidades da região.

Autor: Maurício Rocha