A estiagem prolongada em toda a região tem causado reflexos no Rio Paranaíba. O nível de água baixou muito nos últimos dias e a imagem que aparece em alguns pontos chama bastante a atenção. Nos fundos do bairro Copacabana apenas um filete de água corta o leito do rio, bem diferente de outras épocas.

Há apenas alguns meses, o Patos Hoje mostrou o Rio Paranaíba transbordando. Se for comparada a imagem do mesmo local nos fundos do bairro Copacabana do mês de março para agora a realidade é bem diferente. A água alcançava a copa das árvores no início do ano e agora não consegue sequer cobrir o leito do rio.

Além do reduzido volume de chuvas nos últimos meses, outros fatores explicam o baixo volume de água no Rio Paranaíba, como as queimadas, o tempo seco com a umidade abaixo de 20% como ocorreu nessa terça-feira (29) e o maior consumo das famílias por causa do calor ajudam a explicar a situação.

A Copasa tem reclamado do consumo excessivo de água e alertado a população para terem um consumo mais consciente. A Companhia alega que está trabalhando com o máximo da capacidade e mesmo assim, em pelo menos dois finais de semana, boa parte da população ficou sem receber água tratada.

A situação também levanta o questionamento sobre a necessidade da Companhia construir um reservatório na cidade para não ocorrer de deixar a população sem água em momentos críticos como agora.