As águas do Rio Paranaíba transbordaram na região do bairro Vila Rosa.

O Rio Paranaíba em Patos de Minas já começou a transbordar. Na manhã desta quarta-feira (20) as águas atingiram mais de 8 metros acima do nível normal. Este é o ponto em que o rio começa a invadir regiões habitadas da cidade. Os lugares onde mais se afeta são Jardim Paulistano, Vila Rosa e Santa Luzia.

De acordo com Varne Justino Batista, que monitora o nível do rio para a Cemig e para o IGAM, o Paranaíba atingiu nesta manhã 8,13m. Ele informou que o ritmo de subida diminuiu, mas as águas continuam se elevando. Foram 18 centímetros das 17h00 dessa terça (19) até as 8h00 desta quarta-feira (20).

Mas ele explicou porque o ritmo da elevação do Paranaíba diminuiu. Segundo ele, como as águas estão ocupando muito mais espaço, também está sendo preciso mais água para que o nível aumente. Nos dias anteriores, Varne explicou que o rio estava alcançando 60 cm a cada 12 horas.

Esta já pode ser registrada como a maior cheia dos últimos 14 anos. Segundo Varne, que mora ao lado da ponte no final da Avenida Joaquim Fubá, a última grande cheia do Paranaíba foi em 2002. “Neste ano, as águas invadiram minha varanda”, informou. Ele ainda contou que a maior cheia que se tem notícia foi no ano de 1992.

E se depender da previsão meteorológica, o rio vai continuar subindo. Segundo o CPTEC/INPE, haverá pancadas de chuva e o volume pluviométrico desta quarta (20) deve ficar em 12 mm. O mesmo acontece com a quinta-feira (21). Por volta das 10h00, o Corpo de Bombeiros verificou que uma casa no Bairro Vila Rosa foi invadida pelas águas do Rio Paranaíba.

Autor: Farley Rocha