Cerca de 25 mil peixes, alguns com até 30 centímetros de comprimento, serão soltos no Córrego do Arroz.

Moradores da região do Distrito de Chumbo em Patos de Minas vão fazer uma grande festa nesta quinta-feira (14) para comemorar a realização de mais um peixamento no Rio Areado. Desta vez, mais de 25 mil peixes que foram doados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e  do Parnaíba – CODEV ASF -  serão soltos no local.

Nascimento dos Reis Xel é morador de Areado e está entusiasmado com o peixamento. Ele lembra que há apenas alguns anos o Rio Areado sofreu com a falta d’água e chegou a ter o curso de água interrompido. Muitas ações de preservação foram feitas no local e hoje a realidade é outra.

Além disso, o Rio Areado passou a receber proteção da Companhia de  Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e  do Parnaíba – CODEV ASF – tendo em vista que desagua no Rio Abaeté, que por sua vez é um dos grandes afluentes do Rio São Francisco. A Companhia dispõe de recursos para realizar ações como o peixamento previsto para esta quinta-feira.

Cerca de 25 mil peixes, alguns com até 30 centímetros de comprimento, serão soltos no Córrego do Arroz, que é afluente do Rio Areado. São espécies nativas, como Matrinchã, Piaba Prata e Pacu. O peixamento será uma grande festa com concentração na Escola de Areado a partir das 8h, saída para a soltura dos peixes a partir das 9h e logo em seguida será servido um delicioso almoço aos participantes.

Além do peixamento, os moradores também trabalham na reconstrução das matas ciliares. A intenção é plantar mudas de frutíferas para oferecer alimentos aos peixes. As pessoas que tiverem mudas para doar devem entrar em contato pelos telefones (34) 99975 0344 ou (34) 3820 6250.