A reunião foi na tarde desta quinta-feira.

A reunião ordinária dessa quinta-feira (07) da Câmara Municipal de Patos de Minas foi bastante movimentada. A sessão legislativa teve a participação de alunos do curso de Jornalismo do Unipam que usaram a Tribuna Livre para apresentar aos vereadores o Projeto Xeque Mate de marketing político. Moradores do bairro Jardim Quebec também fizeram o uso da palavra para cobrar providências em relação ao mau cheiro que toma conta do lugar. A reunião teve ainda a participação de funcionários em greve do Hospital Regional e de músicos da cidade que mais uma vez saíram sem uma resposta.

Os alunos do 8º período do curso de jornalismo do Unipam foram os primeiros a utilizarem a Tribuna Livre. Eles aproveitaram o espaço para mostrarem o Projeto Xeque Mate, criado para auxiliar as pessoas que pretendem disputar as próximas eleições. De acordo com a estudante Larissa Caroline, o manual foi idealizado para orientar candidatos na elaboração de campanhas eleitorais. “A principal abordagem do nosso projeto é o uso da internet e das mídias digitais durante a campanha dos políticos”.

A Coordenadora dos cursos de Comunicação Social do Unipam, Regina Macedo, disse que fazer o lançamento do projeto na Câmara Municipal foi de fundamental importância, uma vez que os políticos são o público alvo do manual. Segundo Regina, a câmara é a casa do povo e o projeto também é voltado para a comunidade. “Não é apenas um manual voltado para o marketing político. É um manual voltado para o político e para a sociedade. Por meio do Xeque Mate, a comunidade vai saber como cobrar as questões de plano de governo entre outras coisas e estar aqui na casa do povo é muito importante para nós” disse a professora. O manual Xeque Mate estará disponível a partir desta sexta-feira (08) nas plataformas digitais.

O vereador Bosquinho disse que o projeto é muito interessante e aumenta ainda mais a responsabilidade dos parlamentares. “O projeto veio em um momento muito certo visto que estamos próximos de eleições municipais e um trabalho assim reforça ainda mais o censo crítico da população quanto às propostas e intenções de governo dos candidatos”. Ainda segundo o vereador, a participação de pessoas cada vez mais jovens na política é vista com bons olhos. “A negação da política é também uma negação com a democracia. O que eu considero importante, principalmente por meio das redes sociais, é que as informações correm com muita velocidade e é preciso sempre estar atento ao que é verdadeiro e o que é falso”.

Moradoras do bairro Jardim Quebec também fizeram o uso da Tribuna da Câmara. Elas representaram todos os habitantes do bairro que estão sofrendo com o mau cheiro que tomou conta do lugar. O Patos Hoje mostrou recentemente a denúncia dos moradores contra Estação de Tratamento de Esgoto-ETE- da Copasa que estaria provocando o problema. Eles chegaram a fazer um abaixo assinado pedindo providências urgentes.

Além dos moradores do Quebec, funcionários que aderiram a greve no Hospital Regional  levaram faixas e cartazes ressaltando a insatisfação da categoria com o Governo do Estado. A paralisação é um protesto contra a proposta de Romeu Zema de terceirização dos serviços de saúde para as chamadas Organizações Sociais - OS.

E mais uma vez os músicos da cidade ficaram sem uma resposta das autoridades quanto às músicas ao vivo nos bares. Os artistas locais lutam para poderem trabalhar respaldados pela lei e enfrentam uma disputa ferrenha com as autoridades. O presidente da Associação dos Músicos de Patos de Minas disse que pretende realizar uma reunião com os artistas e convidar formalmente representantes da Prefeitura Municipal para que esses prolemas sejam resolvidos o quanto antes.