Após conversa entre as partes, com mediação da Polícia Militar e de seus procuradores, foi feito um acordo.

A Polícia Militar foi acionada no final da tarde dessa quinta-feira (09) pelo médico e empresário Sérgio Piau para comparecer ao Hospital São Lucas após uma operação para retirada de um equipamento da unidade. Caminhões foram para o hospital e geraram a suspeita de que máquinas úteis aos pacientes estariam sendo retirados. Após conversa entre as partes, com mediação da Polícia Militar e de seus procuradores, foi feito um acordo.

O desentendimento aconteceu depois que o médico Sérgio Piau recebeu a informação de que equipamentos estariam sendo retirados do hospital em um caminhão. Ele foi até o local e, para impedir a remoção, estacionou o veículo em frente ao portão lateral do São Lucas. Depois disso, acionou a Polícia Militar para decidir o que fazer. A suspeita maior foi porque isso ocorreu após a decisão judicial que nomeou uma empresa para administrar o hospital.

Nós conversamos com o motorista de um dos caminhões, Antônio Pedro Sena, e ele relatou que foi contratado por Ruy Munis em Belo Horizonte para transportar equipamentos do Hospital São Lucas para a cidade de Montes Claros. Ele destacou que todo o material que seria transportado tinha nota fiscal. Sérgio Piau suspeitou de que outros materiais seriam levados do hospital, já que mais de um veículo foi para o hospital.

Após conversa entre as partes, eles concordaram com a retirada de uma autoclave que estaria sem funcionar e em caixas no hospital. Os gestores disseram que isso já estava programado para ser retirado e não havia intenção de fazer a retirada de outros objetos. O Tenente Adriano relatou que a ocorrência policial foi registrada e o material identificado no documento. A justiça deverá fazer o inventário de tudo que pertence ao hospital São Lucas para evitar a remoção de equipamentos do local, evitando prejuízos para a unidade de saúde que atende diversos pacientes pelo SUS.

Justiça nomeia um novo gestor para o São Lucas

Com vários problemas para pacientes e funcionários nos últimos meses, a Justiça decidiu nomear um novo gestor para administrar o Hospital São Lucas. A Empresa Pró-Saúde irá ficar à frente da unidade por 6 meses e, após este período de transição, passará novamente para as mãos do médico e empresário Sérgio Piau. Este tempo de intermediação pode ser prorrogado pela justiça.