A reportagem do Patos Hoje flagrou um Tamanduá-mirim caminhando pela rua Olegário Maciel, bem no centro de Patos de Minas na madrugada desta quarta-feira (18). O animal parecia perdido, mas a calmaria do horário permitiu que ele ficasse à vontade para procurar um abrigo.

O tamanduá-mirim está presente em toda a América Latina e é uma das quatro espécies de tamanduá no mundo. Assim como o tamanduá-bandeira, esse animal é protegido por lei. Mesmo assim, o Tamanduá-mirim vive em constante ameaça de outros animais, dos incêndios florestais e da ação do homem.

O Tamanduá-mirim é bem menor que o Tamanduá Bandeira e, quando adulto, pode chegar a medir no máximo 77 centímetros e um peso de 7 quilos. De hábitos noturnos, o animal vive em áreas de mata e usa o focinho alongado e  a língua comprida para capturar os alimentos que mais gosta, que são as formigas.

Encontrar um animal desses caminhando em meio à cidade não é nada comum. Em Patos de Minas, o Tamanduá-mirim aproveitou a madrugada para dar um belo passeio pelo centro da cidade. O animal só se mostrou incomodado com o latido dos cães. Depois de algum tempo, o animal entrou na rua Padre Brito e desapareceu em meio à escuridão.