Os moradores de cidades da região puderam perceber um fenômeno diferente no espaço. Luzes como se fossem relâmpagos foram gravadas nos céus. O que mais impressionou é que as luzes irradiavam sempre no mesmo lugar e com a mesma frequência.

Diversos vídeos foram gravados do fenômeno. Além de Patos de Minas, há notícia do evento em Tiros e Carmo do Paranaíba. Paulo Duarte, morador do Bairro Jardim Califórnia, fez vários vídeos das luzes que, segundo ele, duraram por cerca de 25 minutos.

O fenômeno aconteceu na noite de segunda-feira (13) e não havia nuvens no céu, o que deixou todos intrigados. Os relâmpagos normais acontecem geralmente com o céu carregado de nuvens e estão ligados com períodos chuvosos. Eles também aparecem em pontos diferentes e não há continuidade.

O climatologista Adalberto Vieira explicou que este fenômeno é provocado por descargas elétricas. Ele disse que é comum no início e final do período chuvoso. “O evento ocorre devido à movimentação de camadas de ar que ficam eletricamente carregadas”, afirmou.