O evento aconteceu na Praça Desembargador Frederico. (Imagens: Douglas Almeida)

O rap é um estilo musical nascido nos Estados Unidos no final do século XX em que os cantores promovem um discurso rítmico com rimas e poesias. No Brasil, o estilo é seguido por várias pessoas e em Patos de Minas a história não é diferente. Nesse sábado (14), vários rappers, como são chamados os cantores, se reuniram na Praça Desembargador Frederico e promoveram uma Batalha de Rimas.

A disputa aconteceu da seguinte forma. Cada cantor tinha 30 segundos para improvisar uma rima no ritmo do rap. O tema era livre, mas o público ajudou a escolher o que seria cantado. Cerca de 10 rappers patenses participaram do evento que foi promovido pelo MC Callyston e Douglas Almeida. Não teve quem não parasse para ver o som dos artistas.

Para avaliar os vencedores, o próprio público é quem apontava os vencedores. A criatividade espontânea dos artistas chamou a atenção dos presentes. Este foi o primeiro evento dessa natureza na cidade e os organizadores já programaram mais um encontro. Rappers, skatistas, grafiteiros, grupos de dança de rua e diversas outras pessoas adeptas à “cultura de rua” elogiaram a iniciativa.

Os organizadores agendaram para o dia 29 deste mês a segunda Batalha de Rimas. O evento fará parte do “Trem das Ruas”, projeto inicialmente elaborado por Cássio Denner e o grafiteiro Berthier, que tem o apoio cultural da Prefeitura de Patos de Minas. O primeiro “Trem das Ruas” ocorrerá no bairro Alvorada e deve acontecer a cada dois meses, em diferentes regiões da cidade.

Autor: Farley Rocha