No Bairro Laranjeiras, por exemplo, moradores já sofrem com as queimadas nos lotes vagos.

Como acontecem todos os anos, as queimadas neste período de estiagem já começaram. Esta danosa tradição traz problemas para a saúde das pessoas, danos ao meio ambiente e prejudica até o trânsito em Patos de Minas. Em bairros onde há mais lotes vagos e terrenos baldios, a situação é um verdadeiro pesadelo para os moradores.

No Bairro Laranjeiras, por exemplo, moradores já sofrem com as queimadas nos lotes vagos. Durante o sábado (06), na entrada do bairro, bem próximo a uma área de preservação ambiental, o fogo queimou todo o mato que estava no lote. A queimada acabou causando diversos transtornos para os moradores que protestaram contra o problema.

Além de causar danos ao meio ambiente, matando aves e expulsando insetos para os vizinhos, o fogo produziu uma grande nuvem de fumaça que chegou a dificultar a visibilidade dos motoristas que chegavam ao bairro. A saúde dos vizinhos também foi prejudicada. Para quem sofre com alguma doença respiratória, a fumaça deixa a respiração um verdadeiro sofrimento.

E sem falar na sujeira que a queimada provoca. A fuligem voa para as residências que ficam imundas e só mesmo uma grande faxina para retirar a sujeira. Até colocar roupa no varal fica difícil. A fuligem e a fumaça invadem os imóveis e se não sujar as roupas, elas ficam impregnadas de mau cheiro sendo necessária uma nova lavagem.

Para quem continua a realizar esta prática, as autoridades alertam que atear fogo em lote vago é crime e o responsável pode ser preso e levado para a delegacia. É importante também destacar que é proibido deixar lote sujo. A multa é de 254 Unidades Fiscais do Município de Patos de Minas (UFPM) para quem não manter o lote limpo. Atualmente, fixada em R$ 4,02, o valor para cada notificado que não tenha feito a limpeza do lote, é de R$1021,08. A denúncia pode ser feita pelo 3822-9842 no setor de Fiscalização de Obras. Com relação às queimadas, as pessoas podem denunciar no 190.