Queimadas prejudicam a saúde, o meio ambiente e até o trânsito em Patos de Minas

Em bairros onde há mais lotes vagos e terrenos baldios, a situação é um verdadeiro pesadelo para os moradores.

publicado em 08/07/2019, por Farley Rocha


No Bairro Laranjeiras, por exemplo, moradores já sofrem com as queimadas nos lotes vagos.

Como acontecem todos os anos, as queimadas neste período de estiagem já começaram. Esta danosa tradição traz problemas para a saúde das pessoas, danos ao meio ambiente e prejudica até o trânsito em Patos de Minas. Em bairros onde há mais lotes vagos e terrenos baldios, a situação é um verdadeiro pesadelo para os moradores. 

No Bairro Laranjeiras, por exemplo, moradores já sofrem com as queimadas nos lotes vagos. Durante o sábado (06), na entrada do bairro, bem próximo a uma área de preservação ambiental, o fogo queimou todo o mato que estava no lote. A queimada acabou causando diversos transtornos para os moradores que protestaram contra o problema. 

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Rota Pop

Além de causar danos ao meio ambiente, matando aves e expulsando insetos para os vizinhos, o fogo produziu uma grande nuvem de fumaça que chegou a dificultar a visibilidade dos motoristas que chegavam ao bairro. A saúde dos vizinhos também foi prejudicada. Para quem sofre com alguma doença respiratória, a fumaça deixa a respiração um verdadeiro sofrimento.

E sem falar na sujeira que a queimada provoca. A fuligem voa para as residências que ficam imundas e só mesmo uma grande faxina para retirar a sujeira. Até colocar roupa no varal fica difícil. A fuligem e a fumaça invadem os imóveis e se não sujar as roupas, elas ficam impregnadas de mau cheiro sendo necessária uma nova lavagem.

Para quem continua a realizar esta prática, as autoridades alertam que atear fogo em lote vago é crime e o responsável pode ser preso e levado para a delegacia. É importante também destacar que é proibido deixar lote sujo. A multa é de 254 Unidades Fiscais do Município de Patos de Minas (UFPM) para quem não manter o lote limpo. Atualmente, fixada em R$ 4,02, o valor para cada notificado que não tenha feito a limpeza do lote, é de R$1021,08. A denúncia pode ser feita pelo 3822-9842 no setor de Fiscalização de Obras. Com relação às queimadas, as pessoas podem denunciar no 190.

Imagens atualizado em 08/07/2019 • 5 fotos

Autor: Farley Rocha Postado em 08/07/2019
Compartilhe:

10 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • fael do grau | 3 meses, 1 semana atrás

    Cabe a prefeitura fazer as limpezas de forma correta, principalmente a Fatima Porto que esta morrendo no mato, poxa prefeito vamos cuidar da nossa cidade ne, ninguem aguenta mais viver em meio de tanto mato nao, isso aqui ta parecendo a amazonia, esses dias fui sair de casa e achei que tava era no meio do mocambo :rage: :rage: :rage:

    0 0 Responder

  • Dificil | 3 meses, 1 semana atrás

    Dificil, colocar fogo e crime, deixar sujo e multado. O que fazer?

    0 2 Responder

    burro - 3 meses, 1 semana atrás

    Limpa o lote sem colocar fogo... agora comprar e não cuidar não resolver né. Pensa antes de colocar uma pergunda dessas ai.

    4 0

  • Biólogo | 3 meses, 1 semana atrás

    Esclareço que é uma prática danosa ao meio ambiente e é considerada crime pela lei federal de crimes ambientais 9.605/1998, lei estadual 18.031/2009 e pelos códigos de postura do município

    3 0 Responder

  • Ft | 3 meses, 1 semana atrás

    Entao vão cobrar multa pra quem não limpa seu lote . E as praças públicas . Nesses loteamento que tá um mato de fazer medo . Vão cobra a multa de si mesmo

    2 1 Responder

  • Layse | 3 meses, 1 semana atrás

    As pessoas tinham que se conscientizar e pensar naquelas que tem problemas respiratórios. Minha mãe, por exemplo, por conta de um câncer teve que retirar um lobo do pulmão e uma das sequelas é a dificuldade na respiração quando o tempo fica muito seco. Com as queimadas piora muito. Nós temos uma vizinha que sofre muito tbm por conta de problemas pulmonares...

    4 0 Responder

  • misericordia | 3 meses, 1 semana atrás

    No bairro Ipanema também ta um verdadeiro inferno com essas queimadas, o povo não tem consciência, ha crianças pequenas, idosos, fora a bagunça que faz nas casas da gente, outro dia colocaram fogo bem perto dos prédios, tiveram que chamar os bombeiros, quase que tocam fogo nos prédios,Deus me livre!! Mais conciência!!

    5 1 Responder

  • João Bolão | 3 meses, 1 semana atrás

    Lá no bairro Campos Elíseos todo dia tem um lote queimando, enquanto a policia nao pegar um e prender, o pessoal nao vai parar com isso. Estao querendo até muda o nome do bairro pra Campos Queimados.

    4 1 Responder

  • Justiceiro | 3 meses, 1 semana atrás

    Aqui próximo ao Limoeiro tem um corno que enquanto ele tá colocando fogo nos lotes a mulher dele tá com o Ricardão na cama! Ô bicho atoa!

    8 1 Responder

  • Só acho | 3 meses, 1 semana atrás

    Essa pessoa q ta queimando deve ser de alguma construtora, pq queimou varios lotes nos quarteirões proximos ,pessoas do meu predio viram um homem numa estrada branco pondo fogo ai perto desses pes d manga e corrend.mas n conseguiram ver a placa. Alguns falam que esse espaço onde tem os pes de manga e da prefeitura e era p ser praça, n sei s e verdade,porem se for pode fazer antes que alguem invada,pois essa area q foi queimada estava seca pq alguem tinha batido veneno.

    6 1 Responder