Quatro meses após a inauguração, o local continua sem condições de funcionar.

A liberação dos recursos por parte do Governo do Estado para a construção do Canil e Gatil em Patos de Minas foi comemorada pelos protetores dos animais. Mas quatro meses após a inauguração, o local continua sem condições de funcionar. Cerca de R$ 200 mil foram investidos no abrigo de cães e gatos.

Após a inauguração, o Canil e Gatil teve que passar por algumas adequações. O projeto original colocou grama na área de convívio dos animais, mas a vegetação teve que ser substituída por piso em cimento para evitar a contaminação do solo. A rede de esgoto também teve que ser reforçada para evitar a contaminação de um poço artesiano que fica bem próximo.

O problema agora é a falta de equipamentos para dar início ao funcionamento. Mesmo com o atraso nas obras, a Prefeitura não se preocupou em adquirir bebedouros, cambões e outros equipamentos necessários para o funcionamento da unidade. Só agora é que o material está sendo adquirido para dar início ao funcionamento.

Patos de Minas tem cerca de 4 mil cães abandonados pelas ruas segundo cálculos da Associação de Proteção Animal e Ambiental – ASPAA. O início do funcionamento do Canil Gatil é importante para resolver o problema que, além do sofrimento dos animais, também traz prejuízos para a população, como os acidentes com ciclistas e motociclistas por exemplo.

Além do início do funcionamento do Canil e Gatil, a ASPAA tem cobrado também a realização da castração dos animais. Segundo Betânia Nunes, sem esse procedimento dificilmente a cidade poderá resolver a questão dos cães abandonados na cidade.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal, a Secretaria Municipal de Saúde informou que já iniciou o processo licitatório para aquisição dos equipamentos e, que, tão logo o Canil/Gatil entre em funcionamento as cirurgias de castração serão retomadas pelo  Município em parceria com o Hospital Veterinário do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam) .

Autor: Maurício Rocha