Em um acidente na Avenida Marabá dois postes foram quebrados.

O grande número de acidentes com postes de iluminação pública nos últimos dias em Patos de Minas levantou uma dúvida. Quanto custa o serviço de reparo da rede elétrica e quem paga a conta? A redação do Patos Hoje foi em busca de informações junto à Companhia Elétrica de Minas Gerais – CEMIG e descobriu que a substituição de um poste quebrado é um serviço delicado e que não custa barato.

Levantamento feito pelo Patos Hoje identificou seis acidentes com postes de iluminação em apenas 30 dias em Patos de Minas, sendo que pelo menos oito postes foram quebrados. No dia 27 de agosto, na avenida Marabá, o condutor de um veículo perdeu o controle da direção e derrubou dois postes. Na avenida Tomaz de Aquino, o motorista de um carro bateu e fugiu do local deixando dois postes comprometidos. O último acidente com poste aconteceu na rua Gabriel Pereira no dia 06 de setembro.

O engenheiro do sistema elétrico da Cemig,  Márcio Moreira Gonçalves explica que quando um poste é danificado, uma equipe de emergência é deslocada para avaliar a situação e definir as ações que deverão ser realizadas. “Geralmente, os serviços são complexos e demandam tempo e diversas equipes, pois envolvem o isolamento da área afetada, a retirada do veículo e a substituição ou reconstrução do poste quebrado e da rede elétrica, o que traz transtornos ao trânsito e à população”, afirma.

Ainda segundo Márcio Gonçalves, o trabalho de manutenção da Cemig nesses casos costuma depender, também, da ação de outros agentes públicos, como policiais militares, agentes de trânsito e bombeiros, uma vez que os acidentes podem gerar vítimas, incêndios e interdições de vias. “Vale lembrar que, quando há realização de inquérito policial, as equipes da Cemig só conseguem iniciar os trabalhos de reparo da rede elétrica após receberem autorização da Polícia”.

Custos e responsabilidade

Somando-se os custos do poste, cabos e outros materiais, cada serviço custa, em média, R$ 3.300. Isso significa que a Cemig gasta cerca de R$ 3,5 milhões por ano com as manutenções. Porém, a responsabilidade pelo prejuízo é daqueles que causam os acidentes. Quem abalroa o poste é comunicado pela Cemig para arcar com os custos do serviço.