Os universitários e professores seguravam cartazes contra as medidas do governo federaI.

Antes das provas do ENEM, neste sábado (05), universitários da UFU de Patos de Minas protestaram contra a Proposta de Emenda à Constituição que vai limitar os gastos públicos até o ano de 2037. Com diversos cartazes e vestidos de preto, eles se posicionaram em frente ao portão de entrada do UNIPAM para mostrarem a contrariedade com as medidas tomadas pelo governo federal. Professores da universidade também participaram do manifesto.

Este foi mais um ato contra as últimas medidas do Governo Federal. Professores, estudantes e especialistas falam que a PEC 241, que está tramitando agora no Senado Federal com o número 55, deve afetar a educação pública e outros setores da sociedade. Os atos vêm acontecendo em diversos locais do Brasil. Várias escolas públicas foram ocupadas por estudantes, em uma forma inédita de protesto no país.

O manifesto ocorrido antes do ENEM foi planejado pelos professores e universitários da UFU. Eles se reuniram e foram para a frente do portão principal do UNIPAM. A instituição em Patos de Minas funciona em prédios alugados de Patos de Minas. Técnicos da universidade também são contra a PEC. Eles entraram de greve temendo que a limitação dos gastos afete a construção do campus que, após muito tempo paralisada, foi reiniciada em 2016.

Autor: Farley Rocha