Publicado em 04/10/2018 por Maurício Fernandes
Compartilhe:

Promotor de Justiça explica os benefícios do programa Família Acolhedora na Câmara Municipal

Ele falou sobre um novo programa chamado Acolhimento Familiar que deverá abrigar crianças e adolescentes em risco social e condições de abandono.

Promotor de Justiça Paulo Henrique Delicole.

O Promotor de Justiça Paulo Henrique Delicole fez uso da tribuna livre da Câmara Municipal na tarde desta quinta-feira (04) em Patos de Minas. Ele falou sobre um novo programa chamado Acolhimento Familiar que deverá abrigar crianças e adolescentes em risco social e condições de abandono. O promotor lembrou que o programa não substitui os abrigos, é apenas uma condição temporária que o menor irá passar antes que volte para a família ou encaminhado para adoção.

O Programa Acolhimento Familiar ainda não está implantado em Patos de Minas e o Doutor Paulo Delicole disse que o programa social visa dar um suporte e um acolhimento às crianças e adolescentes que se encontram em situação de risco social. De acordo com o promotor, o acolhimento será feito por um cadastro previamente realizado com as famílias interessadas. Após o cadastro, a família precisará passar por uma triagem para saber se está ou não apta a receber um menor.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Medic Imagem

É importante lembrar que o acolhimento é provisório, ou seja, não é uma adoção e acontece antes que a criança ou o adolescente seja encaminhado para um abrigo. O menor que é encontrado nas ruas ou abandonados pelos pais será encaminhado para uma família que o acompanhará e se comprometerá a tratá-lo com muito carinho e dentro das condições necessárias. Paulo Delicole conta que o programa existe em várias cidades e que a inspiração para criá-lo em Patos de Minas veio do modelo que é feito na cidade de Cascavel no Paraná.

Segundo ele, existem dados que mostram que o programa foi eficaz na diminuição de casos de menores infratores e auxiliou no desenvolvimento da criança e do adolescente. “Uma vez que eles vão direto para o abrigo, eles ficam receosos e às vezes até com medo, e por onde eles passam sempre vão ser vistos como os meninos do abrigo, e isso não pode acontecer, por isso a importância de uma família”.

A família que for escolhida para abrigar a criança ou o adolescente irá receber uma ajuda de custo chamada de Bolsa Auxílio. O valor ainda não foi definido, mas o promotor alerta que é um auxílio e não um salário. Perguntado se o retorno da criança para os pais biológicos pode afetar o desenvolvimento do menor, ele disse que a família que o abrigou não poderá intervir neste aspecto e também caso outra família tenha interesse em adotar essa criança, a família que o abrigou poderá solicitar a guarda definitiva caso tenha se criado um vínculo afetivo entre eles.

Imagens atualizado em 04/10/2018 • 22 fotos

Autor: Maurício Fernandes Postado em 04/10/2018
Compartilhe:

8 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • | 2 meses, 1 semana atrás

    Por que não faz uma bolsa anti ladrão, não aguento mais comprar TV, eles entram e roubam.

    0 0 Responder

  • Zorro | 2 meses, 1 semana atrás

    Infelizmente essas bolsas não é uma boa, por exemplo, a bolsa família muita gente não querem assinar carteira hoje com medo de perder o benefício, virou uma esmola do governo, e muitos preferem fazer um serviço informal, mais muitos perguntam e os nordestinos, lá não tem emprego e semi árido, mais os governantes que eram o PT, na época para investir naquela região, como um estudo como poderia levar água para todos, com água potável, podia investir na agricultura, pecuária, mais não, gastou um rio de dinheiro, na transportação de água do rio são Francisco, que que está parada até hoje, porque em Israel e muito mais semi árido lá funcionou.Nao gerou emprego, para as pessoas não dependerem mais do bolsa família, agora fazer outra bolsa auxílio, vai ter família que vai assumir uma criança por causa dessa bolsa, não vai ter carinho, vai ser por causa do dinheiro, quer fazer uma boa para uma criança carentes de família, deixa elas por um tempo de carência com a família que quer adotar, deu certo passa a criação da criança para a família estruturada, a família biológica destruturada já era, para que ficar teimando com uma família que não quer mais a criança. Só acho que o Brasil tá andando para atrás com essas essas ajudas de custo , olha bem, quem inventou essas bolsas, e os mesmos que a favor a reforma agrária, quantos pessoas não precisa invadir terras, e quantos não precisa de bolsas família, o novo presidente tem que corrigir isso, fiscalizar quem precisa mesmo de bolsas família , de terras mesmo para plantar e não vender, depois invadir novamente, produzir emprego para quem depende dessas bolsas, se o homem e a mulher tem saúde, arruma emprego não bolsa esmolas, não acabar com as bolsas família, sim fazer um novo recadastramento das famílias, como fez com INSS.

    0 0 Responder

  • helena | 2 meses, 1 semana atrás

    TA BOM,VAI FAZER UMA BAGUNÇA NA CABEÇA DA CRIANÇA.CASO A FAMÍLIA QUE O ACOLHEU CRIE VÍNCULOS COM ELAS´PODERÃO SOLICITAR A GUARDA DEFINITIVA.(EU ACHO QUE É ESSE O INTUITO DA JUSTIÇA,ENTÃO SERIA BEM MAIS PRÁTICO DESBUROCRATIZAR UMA ADOÇÃO NÉ !)

    2 0 Responder

  • Fulana | 2 meses, 1 semana atrás

    Seria uma adoção à brasileira legalizada? Como o comentário abaixo, tem minhas dúvidas quanto a viabilidade desse programa.

    4 0 Responder

  • Gão | 2 meses, 1 semana atrás

    David Balla esta ai! Sempre atuante e defendendo os anseios da população. Dá le padrin!!????

    3 4 Responder

    Zé boa - 2 meses, 1 semana atrás

    Sem comentários!

    0 0

  • Ditinho | 2 meses, 1 semana atrás

    As ideias esquerdistas tomaram conta do país. Fazer graça com chapéu alheio.

    7 5 Responder

  • Mais um programa! | 2 meses, 1 semana atrás

    Tenho minhas dúvidas sobre a viabilidade disso.

    7 2 Responder