Civuca Costa, Laura Amorim e Juraci Gonçalves em bar no Bairro Caramuru.

O projeto “Lacres que Ajudam ou Lacres que Alegram” inaugurado no ano passado em Patos de Minas já distribuiu cinco cadeiras de rodas a pessoas que precisam do aparelho para possibilitar a locomoção. O interessante é que as cadeiras são montadas com adaptações conforme a necessidade de cada paciente.

O objetivo do projeto é a aquisição de cadeiras de roda com montagem e produção adaptadas e personalizadas, por meio da comercialização de lacres de latinhas de alumínio de refrigerante e cerveja, coletados em vários pontos em Patos de Minas.

No dia 5 de outubro, a responsável pelo projeto, Laura Rosa Amorim, recolheu 38 litros de lacres, armazenados no Bar do Peixe no bairro Caramuru. Segundo Laura, com os recursos da venda dos lacres são confeccionadas cadeiras de roda customizadas de acordo com a necessidade individual de cada pessoa atendida.

Participaram do ato de entrega dos lacres no sábado, o ecologista Civuca Costa e o comerciante Juraci Gonçalves, proprietário do Bar do Peixe, situado na esquina da rua Carijós e rua Potiguares, no bairro Caramuru.

Curiosidade 1: Por que o lacre é tão cobiçado pelos compradores de empresas de reciclagem? Porque a liga de alumínio do lacre tem teor de magnésio maior que o da latinha. Dessa forma, separando o lacre evita-se que a mistura dos dois tipos de alumínio contamine o alumínio reciclado.

Curiosidade 2: São necessárias 140 garrafas pet de 2 litros cheias de lacres de alumínio para a troca de uma cadeira de rodas. Mas todos trabalho árduo tem sua recompensa. A recompensa de ajudar o próximo. Em Patos de Minas, existem vários parceiros desta causa.

"Um pequeno lacre pode fazer uma grande diferença na vida de muitas pessoas", destaca a coordenadora do Projeto Lacres que Ajudam, em Patos de Minas.

Fonte: Ascom Cima Patos