Logo de início, era um total de 16 bairros atendidos por 23 varredores voluntários.

A segunda etapa do Programa Bairro Limpo, Cidade Limpa tem beneficiado centenas de pessoas desde sua implantação. O programa atendia, inicialmente, os bairros Alto da Colina, Alto Limoeiro, Jardim Céu Azul, Coração Eucarístico, Ipanema, Jardim Aquarius, Jardim Itamarati, Jardim Paulistano, Jardim Esperança, Morada do Sol, Nossa Senhora de Fátima, Planalto, Santa Luzia, Sebastião Amorim, Sorriso e Vila Rosa. Logo de início, era um total de 16 bairros atendidos por 23 varredores voluntários.

Ao longo do primeiro mês, o programa passou a atender mais 12 bairros (Abner Afonso, Santo Antônio, Residencial Monjolo, Eldorado, Alto da Serra, Santa Terezinha, Santa Helena, Jardim Quebec, Morada do Sol II, Esperança IV, Brasil, Sol Nascente), além das orlas de duas lagoas, com a ajuda de mais outros 27 voluntários, que aderiram à iniciativa da Prefeitura. Atualmente, o programa executa atividades de limpeza, capina e varrição em 28 bairros e as orlas da Lagoa Grande e Lagoinha e conta com o apoio de 50 varredores voluntários.

O trabalho já mostra os resultados. No bairro Ipanema, os varredores têm se dedicado para deixar as ruas livre do lixo e das folhas de árvores. De acordo com a moradora do bairro Ipanema, Vilda de Fátima Xavier Borges, depois que os voluntários começaram a atuar no bairro, as ruas estão mais limpas e a praça do bairro está recebendo um cuidado que antes não tinha. “É nítida a diferença. Na praça, como há muitas árvores, o acúmulo de folhas é grande, e com o vento elas acabam se espalhando, vindo parar na porta de casa e, por falta de tempo, muitas das vezes eu não consigo varrer e limpar. Depois que o bairro recebeu a ajuda dos voluntários isso quase não acontece, pois, estão constantemente limpando e ensacando as folhas e o lixo que muita gente acaba jogando no chão, de forma inadequada”, avaliou a moradora.

Segundo o coordenador dos Varredores Voluntários, Geraldo Crato, o trabalho dos voluntários tem tornado a cidade mais limpa e as diferenças já estão sendo percebidas pelos patenses. “Além das ligações diárias de muitas pessoas querendo apoiar ou, até mesmo, se tornar voluntários, eu recebo muitos elogios ao programa. As pessoas estão reconhecendo nosso trabalho e o esforço que atual Administração tem feito para zelar da cidade e do bem estar da população está sendo reconhecido”, destacou Geraldo.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas