Profissionais da Cemig e do Corpo de Bombeiros tiveram trabalho para resgatar um grande ouriço-cacheiro em Patos de Minas. O animal estava no alto da rede elétrica no Bairro Várzea, em frente a um Instituto de Educação Infantil. Os militares tiveram que ir até o local duas vezes para fazer o resgate. Foi preciso de um veículo da Cemig e de lonas para que o ouriço fosse resgatado sem nenhum ferimento.

O bichinho foi resgatado na tarde desta quarta-feira (18) na Rua Vereador João Pacheco. A mãe de uma das alunas foi quem ligou para o resgate. De acordo com Luciana Antunes, que é cuidadora de mini coelhos e de roedores exóticos, o ouriço-cacheiro ficou no local por muito tempo e foi ela quem acionou os profissionais do resgate para tirá-lo sem ferimentos.

Por volta de 15h00, homens da Cemig e do Corpo de Bombeiros uniram forças no local para resgatar o ouriço-cacheiro que não é dos menores. Foi preciso muita paciência e perspicácia para que a integridade física do ouriço fosse preservada. O funcionário da Cemig tentou pegá-lo, mas ele acabou caindo em uma lona estendida pelos militares do Corpo de Bombeiros.

Ele soltou vários espinhos na lona usada para amortecer a sua queda. E seus mecanismos de defesa mostraram que são eficientes. A forte lona chegou a se furar. De acordo com o Veterinário Marco Paulo, em contato com a pele humana, os espinhos podem causar muita dor e inflamação. O profissional fez uma avaliação no animal antes de ele ser encaminhado para seu habitat natural.

Este foi o segundo animal silvestre encontrado na região urbana de Patos de Minas. A equipe do Patos Hoje presenciou na madrugada desta quarta-feira (18) um tamanduá mirim passeando pelas ruas do centro da cidade. Especialistas argumentam que as queimadas e a redução das matas podem estar levando os animais para a cidade.