349669 2216 Ok
Caiçaras - Full Banner
Publicado em 10/11/2017 por Farley Rocha
Compartilhe:

Diversos profissionais de Patos de Minas discutem em conferência os desafios da educação

A redução dos investimentos implementada pelo governo atual pode trazer retrocessos.

O palestrante falou sobre os desafios atuais da educação, principalmente após medidas do governo federal.

Profissionais de diversos segmentos da educação de Patos de Minas se reuniram nesta sexta-feira (10) no UNIPAM para discutir os desafios da educação. Com o tema central “A Construção do Sistema Integrado de Educação Pública de Minas Gerais e a Implementação dos Planos Municipais de Educação”, os profissionais analisaram 9 eixos que norteiam a educação no Brasil. A redução dos investimentos implementada recentemente pelo governo federal pode prejudicar ainda mais a educação.  

A abertura aconteceu no início da manhã com uma bela apresentação da Orquestra da Escola de Arte Filarmonie. Ao final da apresentação, os diversos profissionais presentes no auditório aplaudiram de pé os músicos. Na sequência, o Prefeito José Eustáquio falou da importância da educação para o país e destacou que “essa situação vergonhosa por que passa o país acontece por falta de educação”. Ele desejou a todos uma boa conferência.

A Secretaria de Educação, Fabiana Ferreira, também discursou falando da importância da coletividade para melhorar a qualidade da educação. Ela destacou que é preciso que a escola faça sentido para o aluno. O regimento da conferência foi lido e os 9 grupos distribuídos em salas do UNIPAM para discussão dos temas. Os profissionais discutiram desde o Plano Nacional de Educação na articulação do Sistema de Educação Nacional à Valorização dos Profissionais da Educação.

Após as discussões em grupos, representantes destacaram os pontos mais importantes que precisam ser implementados. A garantia de receitas para garantir a educação de qualidade, melhor renumeração dos profissionais, melhoria nas condições de trabalho dos profissionais, democratização das gestões, participação da sociedade na implementação da proposta político-pedagógico e muito mais foram destacados pelos profissionais.

E teve também palestra. O Professor Doutor Odorico Ferreira Cardoso Neto, do Estado de Mato Grosso, falou sobre vários desafios que passaram a ser ainda maiores após algumas medidas implementadas pelo Governo Federal. Ele informou que todas as metas definidas pelo Plano Nacional de Educação podem deixar de ser conquistadas e até haver retrocessos, já que o governo vem cortando do orçamento diversos recursos da educação.

Ele destacou que é preciso lutar e mostrar que o futuro do Brasil passa pela educação e que, já que os recursos do pré-sal não vão mais para a educação, deve então ser substituídos por outros financiamentos, pois o Plano Nacional da Educação define que a meta é destinar 10% do PIB Nacional para a educação. Para finalizar a conferência, foram eleitos os delegados que defenderão as propostas apreciadas durante o encontro na Conferência Distrital que ocorrerá na cidade de Paracatu. 

Imagens atualizado em 10/11/2017 • 46 fotos

Autor: Farley Rocha Postado em 10/11/2017
Compartilhe:

8 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Língua Quente | 1 mês atrás

    Quanta importância foi dada a essa conferência! Isso pode ser notado pela quantidade de educadores presentes????

    1 0 Responder

  • cichi | 1 mês atrás

    se o BRASIL não fizer uma mudança urgente no seu modo de ensino , em no máximo dez anos só teremos idiotas .

    0 0 Responder

  • Timbete | 1 mês atrás

    Professor gosta tanto de discutir educação que sentam todos do meio do auditório para trás! Que raça, viu!

    8 5 Responder

    Carlim - 1 mês atrás

    Cadeira serve pra que?

    1 15

    h - 1 mês atrás

    é a raça que te deu ensino e, vai dar pros seus filhos . isto se tu tiver competência pra isto viu o raça do mal .

    0 1

  • dede | 1 mês atrás

    PARABÉNS, MUITO LINDO :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

    1 4 Responder

  • Leomar Arrombado | 1 mês atrás

    Vc tava na foto, Chayenne? Q linda.

    2 5 Responder

    Xuxu - 1 mês atrás

    Eu também te vi, Chayenne. Tava linda msm.

    1 3