Escola Estadul Marcolino de Barros.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC287) que vai alterar a seguridade social, aumentando o tempo de contribuição e também de idade para os trabalhadores se aposentarem, vem sofrendo inúmeras críticas. Insatisfeitos com o modelo proposto pelo Governo Federal, professores da rede estadual e também municipal de Patos de Minas resolveram fazer um manifesto nesta quarta-feira (15). Uma reunião será realizada para decidir se vão entrar em greve.

Inúmeros docentes de escolas da cidade já decidiram aderir à paralisação que está marcada para acontecer em todo o Brasil. O Sindicato dos Professores Estaduais de Minas Gerais-Sindute- marcou um encontro com os professores na Escola Estadual Marcolino de Barros. Profissionais de outras escolas estão decidindo se vão aderir à paralisação. A principal intenção é reverter pontos da PEC que são prejudiciais à aposentadoria dos profissionais.

Servidores das escolas municipais também já informaram que vão paralisar. Professores da Escola Municipal Maria Inez Rubinger de Queiroz decidiram já na segunda-feira (13). Nesta terça-feira (14), a Escola José Paulo de Amorim, em Pindaíbas, também resolveu paralisar. Eles entendem que a PEC vai trazer prejuízos para os professores que não conseguirão trabalhar pelo tempo estabelecido na proposta. As professoras serão as mais atingidas. Além de perder a aposentadoria especial, elas também serão equiparadas aos homens.

Além de prejudicar pessoalmente os professores e várias outras classes de trabalhadores, a PEC também pode prejudicar a educação, área considerada estratégica para qualquer país que pretende se desenvolver. Com salários que não chegam a R$2mil, a profissão vem a cada dia perdendo mais profissionais. “As faculdades de licenciatura no país estão se fechando, por causa da desvalorização da profissão”, explicam os professores.

Nas redes sociais, as manifestações já se iniciaram. Vários posts contrários à aprovação das medidas vem sendo compartilhadas para convencer o máximo de pessoas de que a PEC será prejudicial aos brasileiros. Além de profissionais da educação, outros sindicatos em Patos de Minas já decidiram que também vão lutar contra a proposta. A reunião está marcada para acontecer às 9h00, no Marcolino de Barros. Eles também vão decidir se vão entrar de greve.

O Patos Hoje verificou a paralisação dos professores das seguintes escolas até o momento:

E.E. Prof. Zama Maciel- vai paralisar

E.E. Abner Afonso- ainda não decidiu

E.E. Dr. Paulo Borges- de manhã vai paralisar - não há definição à tarde

E.M. Norma Borges Beluco- vai paralisar geral

E.M. Maria Inez Rubinger de Queiroz- vai paralisar geral

E.E. Cônego Getúlio- a maioria de manhã vai paralisar - não há definição à tarde

E.E. Prof. Antônio Dias Maciel “Normal”- vai paralisar de manhã- não há definição à tarde

E.M. José Paulo de Amorim- vai paralisar geral

E.E Coronel Osório- vai paralisar

E.E. Marcolino de Barros- vai paralisar

E.E. Abílio Caixeta - vai paralisar (parcialmente)

E.E Adelaide Maciel- vai paralisar

Autor: Farley Rocha