Os professores da rede estadual de educação de Minas Gerais fizeram uma manifestação na tarde desta terça-feira (10) em Patos de Minas. Eles se reuniram na Praça do Coreto, centro da cidade, e depois saíram em passeata. Os docentes cobram principalmente o pagamento do piso nacional da educação, estipulado por uma Lei Federal.

Com muitos apitos, faixas e carro de som, centenas de professores e professoras percorreram o Centro da Capital do Milho cobrando o cumprimento das reivindicações. Dentre as principais exigências, estão o reajuste salarial e o pagamento do 13º salário. Mas não é só isso. Ricardo Barreto, coordenador regional do Sindi-Ute, disse que o manifesto é também em prol de uma educação pública de qualidade.

De acordo com o coordenador, mais profissionais aderiram ao movimento e a greve vem ganhando força na região. Além de escolas de Patos de Minas, profissionais de instituições de Presidente Olegário, Lagoa Formosa, Varjão de Minas e São Gotardo participaram da manifestação.

Em Patos de Minas, várias escolas estão paralisadas. De acordo com os coordenadores, profissionais das Escolas Professor Zama Maciel, Deiró Borges, Manoel Lopes (Pindaíbas), Major Mota (Major Porto) e outras na região também decidiram paralisar as atividades até que o governo se posicione. As condições de trabalho enfrentadas pelos profissionais também estão na pauta de reivindicações.