Suelen D’arc - Professora do curso de Comunicação Social do Unipam.

A professora do curso de Comunicação Social do Centro Universitário de Patos de Minas, Suelen D’arc,  foi selecionada para compor o Banco de Avaliadores (BASis) do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O anúncio feito nessa segunda-feira (10) foi bastante comemorado.

O BASis consiste em um cadastro nacional e único de avaliadores selecionados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), para realizar avaliações in loco nas instituições de educação superior.

Os avaliadores selecionados precisam cumprir alguns requisitos, dentre eles, a professora Suelen D’arc pontua que é necessário ter titulação mínima de mestre, comprovado exercício de docência na educação superior de pelo menos três anos em instituição cadastrada pelo Ministério da Educação e efetiva produção acadêmica e intelectual.

Suelen D’arc ressalta a importância de compor o BASis. “Como avaliadora estou constantemente em um processo de formação continuada no tocante às políticas públicas da educação superior e da legislação educacional. Além disso, compor o Banco de Avaliadores permite o contato com profissionais de outras regiões do país, o que possibilita conhecer diferentes práticas pedagógicas e, consequentemente, compartilhar com os meus pares no Unipam”, disse.

Para o coordenador do curso, Renato Bontempo, ter uma integrante da equipe capacitada pelo MEC e apta a conduzir todo o sistema de avaliação de cursos superiores no país, por meio do INEP, produzindo indicadores como os conceitos institucional e de curso é uma contribuição valorosa para a instituição.