Uma professora aposentada está dando uma lição de amor em Patos de Minas. Aos 78 anos, a Dona Eunir Alves Moreira de Faria está alfabetizando adultos de forma gratuita. Um vídeo feito por profissionais de São Paulo para homenagear a professora está sendo compartilhado nas redes sociais e já foi traduzido para várias línguas. O Patos Hoje conversou nesta quinta-feira (05) com a professora e conheceu um pouquinho do jeito especial da professora.

Ela começou falando sobre como tudo começou. Dona Eunir contou que é da cidade de Itaúna/MG e morou muito tempo em Belo Horizonte, onde lecionou por vários anos. No entanto, há cerca de 15 anos, resolveu vir para Patos de Minas junto com a filha e o genro após um desentendimento com o marido. “Eu queria montar um jornal para evangelizar, mas como em uma ação do Espírito Santo, comecei a lecionar para adultos”, afirmou.

As aulas acontecem na varanda da frente da casa onde mora no Val Paraíso. Um quadro pequeno, giz e vários cartazes com as letras do alfabeto dão o clima de sala de aula, que não é comum. O jeito da Dona Eunir é mais que cativante. Com uma voz tranquila e a sabedoria de anos de vida, ela consegue passar para os alunos o que eles mesmos já haviam desistido de aprender. “A gente tem que ter jogo de cintura. Os adultos já tem a opinião deles”, afirmou.

Durante a entrevista, os profissionais que fizeram o vídeo parabenizando o trabalho da professora telefonaram para falar sobre o vídeo. Ela agradeceu a todos os profissionais de São Paulo que, segundo ela, estão ajudando a propagar o bem. “Estou falando para outro meio de comunicação agora”, disse a Dona Eunir toda contente por saber que seu trabalho está dando resultado. “A minha cartilha é especial. Ela tem coisas que as outras não têm. Gostaria que ela fosse editada”, contou.

Os passos já não possuem a mesma agilidade e as dores não dão sossego, mas Dona Eunir destacou que não vai parar. “Tenho paciência, ensino devagar. Um trabalho especial que fiz foi com um aluno da APAE. Só tem característica corporal, mas o conhecimento está aprendendo uma beleza. Mas também já tive problemas. Um aluno acabou levando coisas de dentro da minha casa. Infelizmente, este eu não consegui ensinar. Vai aprender com o mundo”, exclamou com um olhar lacrimejante.

Muito religiosa, Dona Eunir aproveitou para falar sobre tudo que está acontecendo atualmente. “As pessoas estão vivendo por instinto. Só querem o prazer o tempo todo. Vivendo para ser mais que as outras. As pessoas têm que pensar mais em servir ao próximo. Aquele que serve aos outros, serve a Deus. Hoje estou com 3 alunos de manhã e 4 à noite. Todos em um estágio diferente que exige uma preparação especial”, concluiu. O vídeo feito para uma indústria de papel está sendo compartilhado nas redes sociais e já foi traduzido para diversas línguas.

Autor: Farley Rocha