Professor e ex-vereador em Patos de Minas morre em casa no Bairro Santa Terezinha

O corpo será velado na Funerária Bom Pastor da Avenida Paracatu a partir das 20h00.

publicado em 12/04/2019, por Farley Rocha


Ex-vereador e professor Salvador Rodrigues.

Faleceu na tarde desta sexta-feira (12) em Patos de Minas o ex-vereador e professor Salvador Rodrigues. Ela estava em casa quando teria sofrido de um infarto fulminante. O corpo será velado na Funerária Bom Pastor da Avenida Paracatu a partir das 20h00.

De acordo com amigos, Salvador que recebeu o Título Honorífico de Cidadão Patense em 2009 estava em casa navegando na internet quando foi encontrado pela funcionária debruçado na cadeira. A hora e local do sepultamento ainda não foram informados. Ele morava na Rua Porto Velho, Bairro Santa Terezinha.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Orthodontic - Especial Notícias

Quem foi Salvador Rodrigues

Salvador Rodrigues de Souza nasceu no dia 12 de janeiro de 1941, na cidade de Corinto/MG. É filho de Domingos Rodrigues de Almeida e Nadir de Souza Rodrigues. Casado com Ilma Glória Rodrigues, com quem tem 4 filhas Cátia, Cássia, Lívia e Lara e 5  netos.

Trabalhou como Auxiliar de Contabilista e de Escritório nas cidades de Santa Luzia e Belo Horizonte no ano de 1960 e, em 1961, começou sua vida acadêmica atuando como professor em diversas disciplinas, dentre elas: Inglês, Latim, Francês, OSPB, História, Português, Redação e Literatura Brasileira. Ministrou aulas em muitas escolas da região e em Patos de Minas, contribuiu para a formação de muitos alunos das escolas: Professor “Zama Maciel”, Colégio Marista, Professor “Silvio de Marco” (Colégio da Penha), Escola Normal, Colégio Objetivo e ainda em Cursinhos.

Graduou-se em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Patos de Minas, no ano de 1974 e possui Especialização em Teoria da Literatura e em Linguística, pela Universidade Federal de Viçosa, em 1994.

No ensino superior, Salvador Rodrigues ministrou aulas na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Patos de Minas de 1984 a 2006, nas disciplinas: Língua Portuguesa II, Línguas e Literatura Latina e Francesa. Na Faculdade TECSOMA, de Paracatu, foi professor de Filologia Românica de 2002 a 2004.

Proferiu várias palestras e debates sobre Educação e Organização de Classe em diversas cidades no Estado de Minas Gerais.

Sua vida política foi marcada por muitas lutas e vitórias. Em 1971, elegeu-se vereador do município de São Gonçalo do Abaeté/MG.  Em 1979, com vários educadores, percorreu todo o Estado de Minas para criar um dos maiores sindicatos do país que é o Sind-UTE/MG. Foi fundador e Presidente do Diretório do PT de Patos, sendo em 1982 candidato a Prefeito e posteriormente a Dep. Estadual, alcançando a suplência.  Em 1988, foi eleito vereador pelo partido, quando se destacou como legislador e fiscalizador. Foi reconhecido pelo povo e pela mídia local, como um dos vereadores mais ativos na elaboração da Lei Orgânica do nosso Município.

Salvador Rodrigues também exerceu importantes atividades culturais no nosso Município, tais como:

Presidente do Centro Cultural Rui Barbosa (72/76);
Diretor do Jornal “Folha Diocesana” (76/78);
Colaborador semanal nas revistas; “A Debulha” (82/86), “Alpha” (Curso de Letras 71/72), e colaborador do livro “Patos de Minas: Cem Anos de Literatura e Um Século de Poesia” (92);
Autoria do romance inédito “Pedras para Nina?”;
Participação nas atividades: Palco Móvel, Comissão Pró-Casa da Cultura, Encontrão “Cantar na Praça”, Carnaval de Rua (Clubinho), “Noite da Poesia!.

 Salvador Rodrigues, professor, sindicalista, político, humanista, escritor, poeta, jornalista e agente cultural. “Por ser múltiplo e andarilho das utopias, é cidadão do mundo. Pela sua história de vida é cidadão patense”.

Autor: Farley Rocha Postado em 12/04/2019
Compartilhe:

32 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • O Debochador | 8 meses atrás

    Meus pêsames a família do professor, ele teve uma vida de grande semeador de cultura e teve um trespasse digno como ele, rápido e sem depender de ninguém. Nessa hora ele deve estar sorrindo e estudando nos campos das Planos Altos da Vida.

    49 5 Responder

    Francisco Libério de Azevedo - 7 meses, 4 semanas atrás

    Grande mestre! Fui seu aluno português e francês em São Gonçalo do Abaeté. Ele foi Incentivador do teatro e patrono do Grêmio estudantil lá em São Gonçalo! Querido e admirado por todos que foram seus alunos. Uma referência pra todos nós. Que Deus conforte a Glorinha, seus filhos e netos! Em nome de todos que tiveram o privilégio de ter sido seu aluno digo: muito obrigado mestre!!! Uma geração de jovens de São Gonçalo do Abaeté te deve muito.

    7 0

  • Bruxo | 8 meses atrás

    Não o conheci, mas com uma experiência de vida dessa e ainda PROFESSOR, tem meu respeito. Vá com Deus e que Ele conforte os familiares e amigos.

    42 6 Responder

  • Geraldo Magela | 8 meses atrás

    Salvador Rodrigues foi um exemplo positivo em tudo o que ele fez! Tenho muita honra de ter fundado o PT em Patos junto com ele! Mas, especialmente, tenho muita honra e orgulho de ter sido amigo dele! Vai o homem fica o exemplo e a história!

    41 34 Responder

  • Lalo | 8 meses atrás

    Minha vizinha que lavou roupa a vida inteira pros outros, trabalhou de doméstica, no cabo da enxada, varredora de rua e no fim de sua vida fazia tapete pra complementar a esmola que o governo oferecia a ela mensalmente, também nos deixou essa madrugada em sua humilde casinha de 1 cômodo e um pequeno banheiro em anexo. Acredite, ela deu AVC, que Deus a tenha.

    41 25 Responder

  • Waldir Xavier | 8 meses atrás

    Tive a honra de conviver com o Professor Salvador, por ter sido seu vizinho e amigo. Tudo o que se falar e escrever de bem sobre o Professor Salvador ainda é insuficiente para mostrar a pessoa amiga, generosa e grande pai e esposo que foi. Por certo neste momento ele está contenplando a face gloriosa de Cristo. Que Deus conforte sua família!

    37 1 Responder

  • Gabriel Moreira | 8 meses atrás

    Grande companheiro de Luta e uma belíssima história. Siga em Paz e na Luz!

    35 4 Responder

  • Maria José | 8 meses atrás

    Foi um grande mestre em todas as áreas do saber e um admirável guerreio do bem em prol da coletividade. Vá em paz Professor guerreiro! Que Deus D amparo aos familiares nesse difícil momento de despedida.

    34 7 Responder

    Luís Aender P. - 7 meses, 4 semanas atrás

    Quem negativa esses comentários realmente não tem respeito à pessoa humana. Ele foi sim uma pessoa que trabalhou em prol de outros. Ensinou muito! Infelizmente vivemos um momento onde espalham ódio e discórdia! Deus nos livre disso! Descanse em paz, MESTRE!

    23 2

  • Tiãozinho | 8 meses atrás

    Sr , Salvador, excelente pessoa e um mestre em ensinar Latim, foi meu mestres na unipam, Deus conforta a família. Ficará na memória dos seus ex alunos .????????????

    28 5 Responder

  • Maria José | 8 meses atrás

    Foi um grande mestre em todas as áreas do saber e um admirável guerreio do bem em prol da coletividade. Vá em paz Professor guerreiro! Que Deus D amparo aos familiares nesse difícil momento de despedida.

    27 7 Responder

    Fabinho - 7 meses, 4 semanas atrás

    Faço das palavras desta as minhas palavras e que Deus conforta a todos um grande homrm nao morre apenas fica encantado

    15 1

  • Maria Abadia | 8 meses atrás

    Velho amigo, vai deixar saudades. Meus pêsames à família.

    26 5 Responder

  • Cidoca | 8 meses atrás

    Meus sentimentos que Deus conforte o coração de toda família. Não conheço mais era um homem sábio.

    25 6 Responder

  • Petrus | 8 meses atrás

    Que surpresa... Prof. Salvador foi meu professor no Zama Maciel e no UNIPAM. Ajudou na formação de muitos valorosos alunos. Como aluno, em suas aulas, conheci muito de seus sonhos. Boníssima pessoa. Que Deus conforte os familiares e amigos!!!

    25 4 Responder

  • Maria Jenuzia Fernandes | 8 meses atrás

    Salvador foi uma pessoa muito especial para mim. Foi meu Professor no curso de Letras 2003 a 2006 e fez parte da minha banca na apresentação da monografia. Um ser humano com coração de ouro! Descanse em paz e que Deus conforte a família.

    24 4 Responder

  • Celina | 8 meses atrás

    Descanse em paz professor.

    22 4 Responder

  • Cynthia Elias | 7 meses, 4 semanas atrás

    Que Deus console a família, o prof. Salvador foi um idealizador, seu lema nas campanhas eleitorais era "trabalhador vota em trabalhador ".

    20 7 Responder

  • Maria Cristina | 7 meses, 4 semanas atrás

    Descanse em paz, Prof. Salvador. Meus sentimentos à família.

    19 4 Responder

  • Moacir | 7 meses, 4 semanas atrás

    Sem duvida uma grande perda, meus sentimentos aos familiares.

    19 3 Responder

  • FUBAMILHO 2019 | 7 meses, 4 semanas atrás

    O PT ta morrendo.

    17 18 Responder

    Raíssa - 7 meses, 4 semanas atrás

    Cala a boca seu verme imundo , respeita a história e a família dele !

    13 13

    Cátia - 7 meses, 2 semanas atrás

    O salvador partiu. Os ideais ficaram! O nosso final será a passagem, uns de forma tranquila e sem dor, outros não deixam a maldade e amargura de lado! Isso se chama vida! Quem conheceu Salvador, sabe q ele vive! Salvador não é PT, ele é um ser humano que lutou pelas causas sociais, e realizou muito durante seus 78 anos de vida! Siga em paz, papai!

    1 0

  • Anjo | 7 meses, 4 semanas atrás

    Um grande homem de uma alma ímpar. Um grande educador que prestou um serviço inestimável à comunidade patense. Um companheiro e amigo. Vai deixar muitas saudades. Sinto-me consternado nesse momento de dor pelo qual passa a sua família. Parte um corpo, mas fica uma alma generosa e imanente entre todos nós.

    17 4 Responder

  • Bruno | 7 meses, 4 semanas atrás

    Salvador , Um tio querido por toda família e por todos que estavam à sua volta, contagiante pela sua alegria e vontade de viver, um ser humano fantástico que gostava de ajudar quem quer que seja . Todos nós sendo família, amigos, colegas só temos gratidão e agradecer por ter tido a oportunidade de conviver com essa pessoa especial e incomparável que era. Temos a certeza que lá de cima ele estará olhando por cada um de nós!

    16 2 Responder

    Catia - 7 meses, 2 semanas atrás

    Né Bruno? Obrigada!

    1 0

  • Exemplo de professor e ser humano. Vá em paz. | 7 meses, 4 semanas atrás

    Exemplo de ser humano e de professor. Vá em paz, cumpriu sua missão.

    14 5 Responder

  • JOÃO CARLOS 7 meses, 4 semanas atrás

    Comentário removido pelos leitores. Este comentário foi retirado porque recebeu 20 votos negativos a mais que os positivos.

    Advogado - 7 meses, 4 semanas atrás

    Você pensa que está protegido por trás de um teclado e que pode dizer qualquer barbaridade? Vou à justiça pedir sua identificação e te responsabilizar por por danos morais à família que está de luto. Aguarde!

    33 10

    Eu - 7 meses, 4 semanas atrás

    A que pontos chegamos a imbecilidade himana,

    15 8

    Waldir Xavier - 7 meses, 4 semanas atrás

    Volto a comentar, porque tive dádiva de conviver com o Professor Salvador, meu vizinho, meu amigo, pessoa que merece toda admiração e respeito. Também sua família, que está imersa numa dor inimaginável. Hoje o Professor só precisa de nossas orações, pois já deve, por sua bondade estar diante de Deus. Honremos pois aqui na terra sua memória.

    13 1

    Cátia - 7 meses, 2 semanas atrás

    Advogado, pessoas como essezinho q comentou o que eu nem cheguei a ler, estão por todos os lados, pregando ódio, intolerância, falta de amor ao próximo e na verdade , são uns doentes de alma! Obrigada por se posicionar, e se puder entre em contato comigo! Quero saber o q o minion disse, o q não mudará em nada a índole dele, e ato a do meu pai, Ah, ele foi grande , até no momento de nós deixar! Obrigada pelo carinho de muitos de vcs!

    1 0

carregar mais comentários