Professor e ex-vereador em Patos de Minas morre em casa no Bairro Santa Terezinha

O corpo será velado na Funerária Bom Pastor da Avenida Paracatu a partir das 20h00.

publicado em 12/04/2019, por Farley Rocha


Ex-vereador e professor Salvador Rodrigues.

Faleceu na tarde desta sexta-feira (12) em Patos de Minas o ex-vereador e professor Salvador Rodrigues. Ela estava em casa quando teria sofrido de um infarto fulminante. O corpo será velado na Funerária Bom Pastor da Avenida Paracatu a partir das 20h00.

De acordo com amigos, Salvador que recebeu o Título Honorífico de Cidadão Patense em 2009 estava em casa navegando na internet quando foi encontrado pela funcionária debruçado na cadeira. A hora e local do sepultamento ainda não foram informados. Ele morava na Rua Porto Velho, Bairro Santa Terezinha.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––

Quem foi Salvador Rodrigues

Salvador Rodrigues de Souza nasceu no dia 12 de janeiro de 1941, na cidade de Corinto/MG. É filho de Domingos Rodrigues de Almeida e Nadir de Souza Rodrigues. Casado com Ilma Glória Rodrigues, com quem tem 4 filhas Cátia, Cássia, Lívia e Lara e 5  netos.

Trabalhou como Auxiliar de Contabilista e de Escritório nas cidades de Santa Luzia e Belo Horizonte no ano de 1960 e, em 1961, começou sua vida acadêmica atuando como professor em diversas disciplinas, dentre elas: Inglês, Latim, Francês, OSPB, História, Português, Redação e Literatura Brasileira. Ministrou aulas em muitas escolas da região e em Patos de Minas, contribuiu para a formação de muitos alunos das escolas: Professor “Zama Maciel”, Colégio Marista, Professor “Silvio de Marco” (Colégio da Penha), Escola Normal, Colégio Objetivo e ainda em Cursinhos.

Graduou-se em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Patos de Minas, no ano de 1974 e possui Especialização em Teoria da Literatura e em Linguística, pela Universidade Federal de Viçosa, em 1994.

No ensino superior, Salvador Rodrigues ministrou aulas na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Patos de Minas de 1984 a 2006, nas disciplinas: Língua Portuguesa II, Línguas e Literatura Latina e Francesa. Na Faculdade TECSOMA, de Paracatu, foi professor de Filologia Românica de 2002 a 2004.

Proferiu várias palestras e debates sobre Educação e Organização de Classe em diversas cidades no Estado de Minas Gerais.

Sua vida política foi marcada por muitas lutas e vitórias. Em 1971, elegeu-se vereador do município de São Gonçalo do Abaeté/MG.  Em 1979, com vários educadores, percorreu todo o Estado de Minas para criar um dos maiores sindicatos do país que é o Sind-UTE/MG. Foi fundador e Presidente do Diretório do PT de Patos, sendo em 1982 candidato a Prefeito e posteriormente a Dep. Estadual, alcançando a suplência.  Em 1988, foi eleito vereador pelo partido, quando se destacou como legislador e fiscalizador. Foi reconhecido pelo povo e pela mídia local, como um dos vereadores mais ativos na elaboração da Lei Orgânica do nosso Município.

Salvador Rodrigues também exerceu importantes atividades culturais no nosso Município, tais como:

Presidente do Centro Cultural Rui Barbosa (72/76);
Diretor do Jornal “Folha Diocesana” (76/78);
Colaborador semanal nas revistas; “A Debulha” (82/86), “Alpha” (Curso de Letras 71/72), e colaborador do livro “Patos de Minas: Cem Anos de Literatura e Um Século de Poesia” (92);
Autoria do romance inédito “Pedras para Nina?”;
Participação nas atividades: Palco Móvel, Comissão Pró-Casa da Cultura, Encontrão “Cantar na Praça”, Carnaval de Rua (Clubinho), “Noite da Poesia!.

 Salvador Rodrigues, professor, sindicalista, político, humanista, escritor, poeta, jornalista e agente cultural. “Por ser múltiplo e andarilho das utopias, é cidadão do mundo. Pela sua história de vida é cidadão patense”.

Autor: Farley Rocha Postado em 12/04/2019
Compartilhe:

32 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • FUBAMILHO 2019 | 5 meses atrás

    O PT ta morrendo.

    17 18 Responder

    Raíssa - 5 meses atrás

    Cala a boca seu verme imundo , respeita a história e a família dele !

    13 13

    Cátia - 4 meses, 3 semanas atrás

    O salvador partiu. Os ideais ficaram! O nosso final será a passagem, uns de forma tranquila e sem dor, outros não deixam a maldade e amargura de lado! Isso se chama vida! Quem conheceu Salvador, sabe q ele vive! Salvador não é PT, ele é um ser humano que lutou pelas causas sociais, e realizou muito durante seus 78 anos de vida! Siga em paz, papai!

    1 0

  • Bruno | 5 meses atrás

    Salvador , Um tio querido por toda família e por todos que estavam à sua volta, contagiante pela sua alegria e vontade de viver, um ser humano fantástico que gostava de ajudar quem quer que seja . Todos nós sendo família, amigos, colegas só temos gratidão e agradecer por ter tido a oportunidade de conviver com essa pessoa especial e incomparável que era. Temos a certeza que lá de cima ele estará olhando por cada um de nós!

    16 2 Responder

    Catia - 4 meses, 3 semanas atrás

    Né Bruno? Obrigada!

    1 0

  • Anjo | 5 meses atrás

    Um grande homem de uma alma ímpar. Um grande educador que prestou um serviço inestimável à comunidade patense. Um companheiro e amigo. Vai deixar muitas saudades. Sinto-me consternado nesse momento de dor pelo qual passa a sua família. Parte um corpo, mas fica uma alma generosa e imanente entre todos nós.

    17 4 Responder

  • Moacir | 5 meses atrás

    Sem duvida uma grande perda, meus sentimentos aos familiares.

    19 3 Responder

  • Exemplo de professor e ser humano. Vá em paz. | 5 meses atrás

    Exemplo de ser humano e de professor. Vá em paz, cumpriu sua missão.

    14 5 Responder

  • JOÃO CARLOS 5 meses atrás

    Comentário removido pelos leitores. Este comentário foi retirado porque recebeu 20 votos negativos a mais que os positivos.

    Advogado - 5 meses atrás

    Você pensa que está protegido por trás de um teclado e que pode dizer qualquer barbaridade? Vou à justiça pedir sua identificação e te responsabilizar por por danos morais à família que está de luto. Aguarde!

    33 10

    Eu - 5 meses atrás

    A que pontos chegamos a imbecilidade himana,

    15 8

    Waldir Xavier - 5 meses atrás

    Volto a comentar, porque tive dádiva de conviver com o Professor Salvador, meu vizinho, meu amigo, pessoa que merece toda admiração e respeito. Também sua família, que está imersa numa dor inimaginável. Hoje o Professor só precisa de nossas orações, pois já deve, por sua bondade estar diante de Deus. Honremos pois aqui na terra sua memória.

    13 1

    Cátia - 4 meses, 3 semanas atrás

    Advogado, pessoas como essezinho q comentou o que eu nem cheguei a ler, estão por todos os lados, pregando ódio, intolerância, falta de amor ao próximo e na verdade , são uns doentes de alma! Obrigada por se posicionar, e se puder entre em contato comigo! Quero saber o q o minion disse, o q não mudará em nada a índole dele, e ato a do meu pai, Ah, ele foi grande , até no momento de nós deixar! Obrigada pelo carinho de muitos de vcs!

    1 0

  • Cynthia Elias | 5 meses atrás

    Que Deus console a família, o prof. Salvador foi um idealizador, seu lema nas campanhas eleitorais era "trabalhador vota em trabalhador ".

    20 7 Responder

  • Maria Cristina | 5 meses atrás

    Descanse em paz, Prof. Salvador. Meus sentimentos à família.

    19 4 Responder

  • Petrus | 5 meses atrás

    Que surpresa... Prof. Salvador foi meu professor no Zama Maciel e no UNIPAM. Ajudou na formação de muitos valorosos alunos. Como aluno, em suas aulas, conheci muito de seus sonhos. Boníssima pessoa. Que Deus conforte os familiares e amigos!!!

    25 4 Responder

  • Maria Jenuzia Fernandes | 5 meses atrás

    Salvador foi uma pessoa muito especial para mim. Foi meu Professor no curso de Letras 2003 a 2006 e fez parte da minha banca na apresentação da monografia. Um ser humano com coração de ouro! Descanse em paz e que Deus conforte a família.

    24 4 Responder

carregar mais comentários