Ex-vereador e professor Salvador Rodrigues.

Faleceu na tarde desta sexta-feira (12) em Patos de Minas o ex-vereador e professor Salvador Rodrigues. Ela estava em casa quando teria sofrido de um infarto fulminante. O corpo será velado na Funerária Bom Pastor da Avenida Paracatu a partir das 20h00.

De acordo com amigos, Salvador que recebeu o Título Honorífico de Cidadão Patense em 2009 estava em casa navegando na internet quando foi encontrado pela funcionária debruçado na cadeira. A hora e local do sepultamento ainda não foram informados. Ele morava na Rua Porto Velho, Bairro Santa Terezinha.

Quem foi Salvador Rodrigues

Salvador Rodrigues de Souza nasceu no dia 12 de janeiro de 1941, na cidade de Corinto/MG. É filho de Domingos Rodrigues de Almeida e Nadir de Souza Rodrigues. Casado com Ilma Glória Rodrigues, com quem tem 4 filhas Cátia, Cássia, Lívia e Lara e 5  netos.

Trabalhou como Auxiliar de Contabilista e de Escritório nas cidades de Santa Luzia e Belo Horizonte no ano de 1960 e, em 1961, começou sua vida acadêmica atuando como professor em diversas disciplinas, dentre elas: Inglês, Latim, Francês, OSPB, História, Português, Redação e Literatura Brasileira. Ministrou aulas em muitas escolas da região e em Patos de Minas, contribuiu para a formação de muitos alunos das escolas: Professor “Zama Maciel”, Colégio Marista, Professor “Silvio de Marco” (Colégio da Penha), Escola Normal, Colégio Objetivo e ainda em Cursinhos.

Graduou-se em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Patos de Minas, no ano de 1974 e possui Especialização em Teoria da Literatura e em Linguística, pela Universidade Federal de Viçosa, em 1994.

No ensino superior, Salvador Rodrigues ministrou aulas na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Patos de Minas de 1984 a 2006, nas disciplinas: Língua Portuguesa II, Línguas e Literatura Latina e Francesa. Na Faculdade TECSOMA, de Paracatu, foi professor de Filologia Românica de 2002 a 2004.

Proferiu várias palestras e debates sobre Educação e Organização de Classe em diversas cidades no Estado de Minas Gerais.

Sua vida política foi marcada por muitas lutas e vitórias. Em 1971, elegeu-se vereador do município de São Gonçalo do Abaeté/MG.  Em 1979, com vários educadores, percorreu todo o Estado de Minas para criar um dos maiores sindicatos do país que é o Sind-UTE/MG. Foi fundador e Presidente do Diretório do PT de Patos, sendo em 1982 candidato a Prefeito e posteriormente a Dep. Estadual, alcançando a suplência.  Em 1988, foi eleito vereador pelo partido, quando se destacou como legislador e fiscalizador. Foi reconhecido pelo povo e pela mídia local, como um dos vereadores mais ativos na elaboração da Lei Orgânica do nosso Município.

Salvador Rodrigues também exerceu importantes atividades culturais no nosso Município, tais como:

Presidente do Centro Cultural Rui Barbosa (72/76);
Diretor do Jornal “Folha Diocesana” (76/78);
Colaborador semanal nas revistas; “A Debulha” (82/86), “Alpha” (Curso de Letras 71/72), e colaborador do livro “Patos de Minas: Cem Anos de Literatura e Um Século de Poesia” (92);
Autoria do romance inédito “Pedras para Nina?”;
Participação nas atividades: Palco Móvel, Comissão Pró-Casa da Cultura, Encontrão “Cantar na Praça”, Carnaval de Rua (Clubinho), “Noite da Poesia!.

Salvador Rodrigues, professor, sindicalista, político, humanista, escritor, poeta, jornalista e agente cultural. “Por ser múltiplo e andarilho das utopias, é cidadão do mundo. Pela sua história de vida é cidadão patense”.