Publicado em 06/09/2018 por Farley Rocha
Compartilhe:

Professor da FPM publica artigo na revista mais conceituada do mundo em fisiopatologia

Estudos experimentais e clínicos sugerem um papel importante da interação neuro-imune no desenvolvimento da neuropatia.

Prof. Dr. Guilherme Rabelo de Souza.

O Prof. Dr. Guilherme Rabelo de Souza, da Faculdade de Farmácia da FPM, em colaboração com a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP, publicou um importante trabalho que amplia o entendimento da fisiopatologia da dor de origem neuropática. Esse trabalho certamente contribuirá para o desenvolvimento de novas terapias para esse tipo de dor, sendo esta, de difícil tratamento. Segundo prof. Dr. Guilherme, "a dor neuropática é certamente um dos tipos mais importantes de dor crônica, sendo causada por dano ou lesão do sistema nervoso central e/ou periférico".

Estudos experimentais e clínicos sugerem um papel importante da interação neuro-imune no desenvolvimento da neuropatia. Nesse inédito trabalho, foi verificado que o receptor NOD2 (Nod-like receptor-2) e a molécula de sinalização intracelular (adaptor-signaling molécula - RIPK2) estão envolvidas no desenvolvimento da dor neuropática.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––

O trabalho demonstrou que a ativação dos receptores NOD2 expressos nos macrófagos no sítio da lesão foi o ponto chave para o desenvolvimento da dor neuropática via produção de citocinas pró-inflamatórias.

A FPM, ocupando uma posição de destaque no incentivo  da pesquisa científica, parabeniza o Prof. Dr. Guilherme pelo excelente trabalho publicado e destaca que o artigo foi publicado na revista de dor mais conceituada do mundo a "Pain". O artigo pode ser acessado no link: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30169421

Autor: Farley Rocha Postado em 06/09/2018
Compartilhe:

9 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • div | 2 meses, 1 semana atrás

    PARABÉNS, PRECISAMOS DE MAIS PESSOAS ASSIM.

    0 1 Responder

  • r | 2 meses, 1 semana atrás

    precisamos de mais gente assim . este ai é apenas uma ilhota no meio do oceano e, o brasil tem que ter mais pessoas assim

    0 1 Responder

  • Caio | 2 meses, 1 semana atrás

    Parabéns ao professor Guilherme! Fui aluno dele na FPM, gostava muito das aulas, ele é um professor acima da média, tem muito empenho para que o aluno assimile o conteúdo e realmente ama o que faz! Além de ser um ser humano sensacional!

    4 1 Responder

  • ju | 2 meses, 2 semanas atrás

    Parabéns Dr Guilherme continue brilhando! estou feliz por vc. :innocent:

    5 0 Responder

  • José Antonio Galbiatti | 2 meses, 2 semanas atrás

    Sucesso se conquista com foco, determinação e disciplina. Parabéns meu irmão Guilhermão.

    6 1 Responder

  • Carina | 2 meses, 2 semanas atrás

    Parabéns Gui....vc merece todo sucesso!

    7 2 Responder

  • uai bonita | 2 meses, 2 semanas atrás

    Parabéns, não entendi nada, mas sei que é importante e outra vai ser bonito nuhhh

    7 11 Responder

  • CEBOLINHA | 2 meses, 2 semanas atrás

    Abstract Neuropathic pain is one of the most important types of chronic pain. It is caused by neuronal damage. Clinical and experimental studies suggest a critical role for neuro-immune interactions in the development of neuropathic pain. Herein, we have shown that the cytoplasmic receptor Nod-like receptor-2, NOD2, and its adaptor-signaling molecule RIPK2, participate in the development of neuropathic pain after peripheral nerve injury (Spared nerve injury model). The activation of NOD2 signaling in peripheral macrophage mediates the development of neuropathic pain through the production of pro-nociceptive cytokines (TNF and IL-1?). This study found that peripheral nerve injury promoted a systemic increase in the NOD2 ligand. These results highlight a previously undetermined role for NOD2 signaling in the development of neuropathic pain, suggesting a new potential target for preventing neuropathic pain. Esse resumo ja me mostra que podemos sim encarar o desafio da profilaxia do dano neuronal a partir de pesquisas para inibir essas citocinas antes que provoquem o dano que sempre será irreversível! Parabéns Dr. Guilherme, mesmo com as limitações de verbas nesse pais, ainda quem tem competência consegue realizar com boa vontade e dedicação.

    8 5 Responder

    r - 2 meses, 1 semana atrás

    tu perdeu o dia inteiro pra fazer este comentário mais idiota ? somos o país dos idiotas ,más tu se superou viu meu filho !

    0 0