349669 2216 Ok
CNA - Halowen
Publicado em 19/09/2017 por Maurício Rocha
Compartilhe:

Produtores rurais de Patos de Minas preparam a terra a espera de chuva para iniciar o plantio

Os produtores rurais aproveitaram o período de estiagem para arar a terra e agora aguardam as primeiras chuvas para fazer o plantio.

Os produtores rurais aproveitaram o período de estiagem para arar a terra.

Boa parte dos 30 mil hectares disponíveis para a agricultura no município de Patos de Minas já está pronta para receber as sementes. Os produtores rurais aproveitaram o período de estiagem para arar a terra e agora aguardam as primeiras chuvas para fazer o plantio. Por a semente na terra na hora certa é um dos segredos da boa produção. 

Patos de Minas tem 3.132 propriedades rurais com culturas bastante diversificadas, com destaque para a criação de bovinos com um rebanho de 228.900 animais, suínos com 23 mil matrizes e 212.845 animais, galináceas com 320 mil aves e a produção agrícola, com destaque para as lavouras de grãos. Os dados são do último levantamento realizado Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE em 2015.

Além de lavouras permanentes, como o café, o município de Patos de Minas tem cerca de 120 hectares destinados para o plantio de frutas como banana, abacaxi, laranja, mexerica, maracujá e limão, 150 hectares são destinados para o cultivo da batata, 800 hectares para a cana-de-açúcar, 750 hectares de tomate, 1.170 hectares de mandioca, 8.100 hectares de milho e 9.900 hectares de soja.

A área plantada não deve sofrer grandes alterações, mas a expectativa é de aumento na produtividade. Para isso, os produtores esperam pela chuva. A região de Patos de Minas está há cerca de 120 dias sem ver uma gota de água. E segundo a meteorologia, a espera vai levar um pouco mais.

A previsão de chuva para a região de Patos de Minas é somente no mês de outubro. Mesmo assim, o volume não é suficiente para reabastecer as nascentes. Segundo o extencionista da Emater, Sérgio Glicério, a escassez de água tem sido motivo de grande preocupação dos produtores na região. “Muitas nascentes estão morrendo”, afirma Sérgio. Segundo ele, os produtores vão ter que exercitar a paciência e fazer o plantio na hora certa, para não perder a lavoura.

Rovan - Super Banner Rodape - inicio 11-07-17
Autor: Maurício Rocha Postado em 19/09/2017
Compartilhe:

25 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Incompetentes do CSU | 4 semanas, 1 dia atrás

    Se os ladrões engravatados de Brasília parassem um pouco de roubar milhões do dinheiro público em proveito próprio e se aplicassem em emendas parlamentares para o benefício da população, talvez as matas ciliares estivessem preservadas, os rios estivessem preservados, a fauna e flora estivessem preservados. Mas como isso é uma utopia, os reflexos da desgovernança se reflete no Meio Ambiente que agoniza.

    1 1 Responder

    anjo bom - 4 semanas, 1 dia atrás

    "Quando o governo é justo, o país tem segurança; mas, quando o governo cobra impostos demais, a nação acaba na desgraça." (Provérbios 29:04). O versículo não tem muito haver com o que você disse, mas o pensamento é esse mesmo! Infelizmente!!!

    0 0

  • Mão branca | 4 semanas, 1 dia atrás

    O meu nestreziano há minguano a água.

    2 6 Responder

  • Mão branca | 4 semanas, 1 dia atrás

    O meu nestreziano há minguano a água.

    2 6 Responder

  • SOBRE CHUVAS | 4 semanas, 1 dia atrás

    O que de se esperar quando a tempos vem desmatando para roças, pastagens, dragagens de rios, sugando água de rios em pivôs, poluindo e desmatando margens de rios. E agora querem chuva, vão ter que esperar o tempo devido das coisas, o tempo de Deus, e, o tempo da natureza, porque o tempo do homem já colheu lá na natureza tudo que podia por causa do dinheiro. E hoje, o dinheiro não compra a recuperação e a volta das nascentes degradadas por imbecilidade. Ficarão sofrendo ai carregando água em baldes e caminhões pipa, porque é só nessa hora que recorrem a Deus. Quando o poderoso ver que as pessoas estão melhorando ele mandará águas.

    7 0 Responder

  • alguém do lado de cá | 1 mês atrás

    "E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra." (2 Crônicas 7:14) - na verdade está faltando é isso mesmo, que o povo de Deus se humilha diante dEle, ore a Ele e se arrependam dos seus pecados.... então Ele vai ouvir as nossas orações e vai sarar a nossa terra! :pray:

    4 0 Responder

  • anjo bom | 1 mês atrás

    "Pedi ao Senhor chuva no tempo das chuvas serôdias, ao Senhor, que faz as nuvens de chuva, dá aos homens aguaceiro." (Zacarias 10:1)

    4 1 Responder

  • anjo bom | 1 mês atrás

    Em nome de Jesus, eu CREIO, Deus vai mandar chuva sobre a nossa terra!

    4 1 Responder

  • Robin Hood | 1 mês atrás

    :fire:tomara que fique ate o resto do ano sem chuva so sol :sunny: mesmo e fogo que esses patense merece. :fire:

    4 15 Responder

    anjo bom - 1 mês atrás

    Está amarrado e repreendido esse sentimento seu, em nome de Jesus!!!

    11 1

    Tiao Macale - 1 mês atrás

    Í ó o cara aê!!!

    5 2

  • Pirilampo | 1 mês atrás

    Vê lá na tv Grobo, a Maju fala se vai chover...

    2 7 Responder

  • Vinicius Araujo | 1 mês atrás

    ta marcando chuva essa semana!

    7 5 Responder

carregar mais comentários