O presidente da Associação dos Cafeicultores, Geraldo França, disse que está otimista com a criação da Cooperativa.
Produtores rurais, representantes de entidades de classe e lideranças da região se reuniram na tarde dessa sexta-feira (23), no auditório do Sindicato Rural, para acertar os últimos detalhes para a criação da Cooperativa dos Cafeicultores de Patos de Minas e região. A entidade vai dar suporte para o desenvolvimento da atividade.

A região de Patos de Minas tem na cafeicultura, uma de suas principais atividades. São cerca de 18 mil hectares plantados, 8 mil só no município de Patos de Minas. Além da quantidade, os cafeicultores daqui também esbanjam qualidade. O café produzido nesta região do país é considerado um dos melhores do mundo.

Para fazer com que os cafeicultores mantenham a qualidade e a alta produtividade, surgiu a ideia de criar a Cooperativa dos Cafeicultores de Patos de Minas e região. A entidade poderá dar suporte aos produtores no plantio, manutenção das lavouras, estrutura para colheita e estocagem e, principalmente, suporte para a comercialização.

O secretário de Estado da Agricultura, Elmiro Nascimento, participou do encontro e destacou os incentivos disponibilizados pelo Governo para as cooperativas. O presidente do Sindicato Rural, Cláudio Nasser, é um dos incentivadores da criação da cooperativa. Presidente da Cooperativa dos suinocultores, Cláudio conhece bem os benefícios do cooperativismo.

O presidente da Associação dos Cafeicultores, Geraldo França, disse que está otimista com a criação da Cooperativa. Os cafeicultores presentes ao encontro, também se mostram abertos à iniciativa.

Autor: Maurício Rocha