6º Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal, realizado na última semana, na 9ª Superagro.
Entre os 21 concorrentes, o produtor José Maria de Oliveira, do município de Rio Paranaíba, na região do Alto Paranaíba, foi o vencedor do 6º Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal, realizado na última semana, na 9ª Superagro.

O Concurso classificou cinco produtores. O segundo lugar ficou com José Geraldo Moreira da Silva, de Serra do Salitre. O terceiro foi para Cleniudo Alves Teixeira, do município de Medeiros, região da Serra da Canastra. O quarto lugar ficou com Valdete Alves de Oliveira, também do Rio Paranaíba. O quinto lugar foi para Tapiraí, na Região da Canastra, com o produtor Nereu Ramos Martins.

Segundo a técnica da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG), Marinalva Soares, coordenadora Estadual de Queijo Minas Artesanal, o julgamento dos queijos segue critérios de paladar e olfato, consistência, textura, cor e apresentação do produto. “O mais importante no Concurso é a valorização e divulgação no estado e no país, evidenciando o produto, a cidade e a região produtora”.

A Superagro/2013, realizada no Expominas, reuniu importantes eventos do segmento. Além do Concurso Queijo Minas Artesanal, teve a Exposição Agropecuária, a Vila da Agricultura Familiar e a Expocachaça, atraindo milhares de visitantes e gerando oportunidade de negócios.

O evento é realizado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Embaixada da França no Brasil, Ipham, Ima, Sebrae, Faemg, Sistema Ocemg, Fetaemg, Assembleia Legislativa de Minas Gerais e Emater-MG.

Fonte: SEGOV