Rafael Godinho - Coordenador do Procon de Patos de Minas.

As lojas de Patos de Minas que prometem descontos especiais na Black Friday que acontece nesta sexta-feira (24) vão ter que provar que realmente baixaram os preços. O Procon Municipal vai fiscalizar as ofertas de pelo menos 12 produtos colocados à venda. As empresas que fizerem falsas promoções podem ser punidas.

De acordo com o coordenador do Procon Municipal, Rafael Godinho, a fiscalização será feita em cima dos produtos mais procurados pelos consumidores. Geladeira, micro-ondas, fogão, sofá, telefone celular, cama, armário de cozinha, máquina de lavar, ferro de passar roupas, guarda-roupas e computadores tiveram os preços coletados nos dias que antecedem a Black Friday.

Segundo Rafael Godinho, nesta sexta-feira (23), quando acontece o dia de promoções, os fiscais do Procon sairão a campo identificando falsas promoções e verificando se o comércio está realmente oferecendo o desconto prometido. Os consumidores também podem fazer sua parte escolhendo o produto com antecedência e fazendo uma análise de preços.

As lojas que cumprirem com o prometido, sem tentar enganar o consumidor, receberão um certificado do Procon Municipal. Já os locais em que forem identificadas falsas promoções serão denunciadas para o Ministério Público e poderão ter que responder na Justiça por crime contra o consumidor.

É a primeira vez que o Procon Municipal realiza esse tipo de ação em Patos de Minas. A iniciativa vai servir de modelo para outros municípios, que também vão passar a fiscalizar as promessas de liquidação do comércio.